O catabolismo muscular e os perigos à saúde


 
Os praticantes de atividade física precisam estar atentos a um termo comum entre educadores físicos que representa perigo à saúde de quem se exercita: catabolismo muscular.

Para entender o que é catabolismo muscular é importante compreender o que é anabolismo.

Anabolismo é a construção de moléculas a partir de outras moléculas, desencadeando em ação regenerativa de tecidos e órgãos. Para que ocorra a reação anabólica é fundamental fornecer ao organismo substâncias enérgicas que deem a possibilidade para que esse importante processo ocorra. Suplementos como BCAA; Whey Protein; Glutamina etc., são alguns dos indicados para propiciar o anabolismo.

Catabolismo muscular é quando ocorre a degeneração dos tecidos musculares. Diversos fatores podem ocasionar este problema: sono inadequado; alimentação pobre em nutrientes; excesso de bebida alcoólica; treinos intensos sem devida reposição de nutrientes etc.

O principal fator desencadeante do processo de catabolismo é a alimentação inadequada, quando o indivíduo não dá ao organismo as substâncias essenciais para que se mantenha em perfeito equilíbrio, ao invés de ganhar massa muscular, passa a perder. O organismo por não ter condições de fornecer energia ao corpo por meio de nutrientes ingeridos, passa a queimar as próprias reservas de proteínas e glicose.

O processo de catabolismo gera efeitos sobre o corpo que são: sensação de fadiga, irritabilidade, musculatura dolorida, entre outros.

O fundamental é cuidar da saúde acima de qualquer objetivo, querer ter um corpo perfeito é natural, mas quando para isso o apreço pela saúde se perde, os danos podem ser até mesmo irreversíveis.

Realizar uma alimentação rica com todos os grupos de alimentos e nutrientes necessários é fundamental. Muitos desconsideram, mas a orientação de um nutricionista é importante em qualquer circunstância, ainda mais quando há a prática de exercícios físicos.

O catabolismo muscular é mais do que perder massa muscular, é perder saúde, danificar músculos e tecidos. Tome cuidado com este mal!

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time