Anabolismo + Catabolismo = Metabolismo. Como?

 
 
Metabolismo é uma conjunto de troca que as substância químicas sofrem no organismo, que são responsáveis pelo avitamentos dos nutrientes na célula. O metabolismo é que determina quais alimentos são nutritivos e quais são tóxicos. O metabolismo é dividido em duas partes o anabolismo e o catabolismo:
  • Anabolismo - É uma parte que cria moléculas simples até moléculas  mais complexas, só ocorre o anabolismo quando se está com alta energia. O anabolismo é responsável pelo crescimento e manutenção de alguns tecidos e orgãos existentes no organismo. Se o aumento de anabolismo for maior do que do catabolismo, teremos um balanço positivo no metabolismo. A síntese proteica, síntese de ácido graxo e a síntese de hormônios são alguns exemplos de reações anabólicas.
  • Catabolismo - É a parte que processa  todo o material orgânico que é obtido pelos humanos para adquirir energia. O catabolismo ocorre quando está com pouca energia, para destruir seus próprios tecidos e acabam liberando os aminoácidos e glicose que se transformam em energia.Se o crescimento de catabolismo for maior do que de anabolismo teremos um balanço negativo. As proteínas que são presentes em algumas refeições que se separam em aminoácidos e lançam na corrente sanguínea para ser utilizado pelo organismo.

O catabolismo faz perder peso, já o anabolismo faz ganhar peso. Por isso se devem manter o equilibrio metabolico. Alguns fatores que podem favorecer o anabolismo: Uma alimentação balanceada que seja rica em proteínas e outros nutrientes, praticar bastante exercícios físicos que ganham massa muscular sem exagerar nas atividades e dormir bem. O anabolismo é mais favorável do que o catabolismo, por isso devemos investir mais no anabolismo. Mas não podemos esquecer que o catabolismo e o anabolismo devem manter um equilíbrio.

Fatores que favorecem o catabolismo: Treinamento longo, uma alimentação inadequada, práticar exercícios fisicos sem comer algo e demorar a se alimentar depois das atividades favorecem mais ainda o catabolismo, dormir pouco e consumir bebida alcoólica. Para quem malha ou faz qualquer atividades físicas deveriam procurar formas de favorecer mais o anabolismo para poder evitar o máximo o catabolismo. O catabolismo e anabolismo são regulados pelos  hormonios, onde são desencadeadores do estado metabolico.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time