Como prevenir lesões no treino de musculação


Como Prevenir Lesões No Treino deve ser levada extremamente a sério por todos que treinam com pesos, pois uma lesão pode fazer com que você perca um tempo precioso de treino e nos piores casos, pode encerrar seus treinamentos para sempre. Já imaginou machucar o ombro de uma maneira que você nunca mais possa treinar peito ? Vale a pena arriscar?


VEJA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS LESÕES E COMO PREVENI-LAS!



TIPOS DE LESÕES
1– Tendinite: Inflamação do tendão que conecta o músculo ao osso.
2– Distensão: Excesso de alongamento de um músculo.
3– Deslocamento: Excesso de alongamento de um ligamento que conecta dois ossos.
4– Bursite: Inflamação da bursa, uma bolsa sinovial que é utilizada na articulação para evitar o atrito do tendão com o osso.
5– Avulsão: Simplesmente o rompimento do músculo. Tipicamente na junção do músculo com o tendão.
6– Contusão: Machucado gerado por impacto.
7– Fratura: Quebrar um osso. Pode ser fatura completa ou parcial.

LESÕES MAIS COMUNS
1– Distensão no Pescoço: Lesão por estresse nos músculos do pescoço. Comuns ao fazer encolhimento e agachamento livre.
2– Rompimento do Peitoral: Lesão que resulta o rompimento do tendão que conecta o peitoral maior ao ûmero.
3– Distensão e Deslocamento nas Costas: Indicados por dor no centro da lombar, junto com a parte superior dos músculos do glúteo. Geralmente ocorrem por excesso de carga ou má forma na hora de executar agachamento e levantamento terra.
4– Distensão e Deslocamento nos Joelhos: Pode ocorrer rompimento de menisco, tendinite patelar e até bursite. Geralmente ocorrem por postura incorreta durante a execução do stiff, levantamento terra, leg press e agachamento.

COMO PREVENIR LESÕES NO TREINO?
É meus amigos, a coisa está complicando cada vez mais. Temos que comer bem, treinar igual loucos, descansar o necessário e acima de tudo isso, temos que evitar as lesões, pois esta pode derrubar qualquer pessoa.

1– Aquecimento: Faça 2 séries de 15 a 20 Repetições no primeiro exercício que você fará no dia, que com certeza deve ser o principal do treino. (Agachamento, Levantamento Terra, Supino, Paralelas, etc…). Faça com uma carga extremamente leve. Caminhar na esteira por 5 a 10 minutos também pode ajudar no processo de Aquecimento.
2- Alongamento: Após o Aquecimento, alongue os músculos que serão trabalhados no dia. Lembre-se, no começo do treino faça apenas alongamento leve, segurando no máximo 15 segundos, após o treino pode ser feito alongamento completo.
3– Preste Atenção: Mantenha o foco no que você está fazendo, muitas lesões ocorrem por falta de atenção. Fazer Supino com mais peso de um lado que do outro, não prender as anilhas na barra para executar a rosca direta, etc…
4– Tênis: Deixe o seu nike shox com as 86 molas no armário. Use um tênis com a sola mais plana possível.(All-Stars por exemplo) Tênis com a sola instável pode gerar graves lesões nos joelhos e outras articulações. Já imaginou o que acontece com a mola de um tênis ao realizar um levantamento terra pesado? A sola entorta e as suas articulações sofrem estresse desnecessário.

O QUE FAZER EM CASO DE LESÃO
1– Procure um Médico: Parece ser o óbvio, mas muita gente não faz. Prefere tentar a simpatia que a vizinha ensinou do que procurar um profissional. Quanto mais cedo você procurar ajuda, mais cedo você volta para a academia.
2– Paciência: Tenha paciência e espere a recuperação completa para voltar a treinar, do contrário você pode piorar o quadro e ficar muito mais tempo sem poder ir para a academia.
3– Bom Senso: Se algum exercício faz a área lesionada doer de qualquer forma, corte estes exercícios do seu treino.

CONCLUSÃO
A prevenção contra as lesões deve ter prioridade máxima na rotina de qualquer atleta. Pois um machucado pode manter qualquer pessoa longe da academia por tempo indeterminado ou na pior das hipóteses, fazer você se aposentar do treino com pesos para sempre.(Bate na madeira)Ninguém tem o corpo fechado, uma hora ou outra a lesão chega até você e pode ser tarde demais,Veja outra dicas simples abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time