Surf – Os efeitos de um “caldo” no seu corpo

Gíria muito utilizada entre os praticantes do surf, tomar um “caldo”, ou um “rola” significa ser engolido pela onda ao tentar dropá-la. Apesar do esporte ser uma excelente maneira de manter o corpo em dia e ainda conhecer lugares paradisíacos, alguns especialistas alertam sobre as lesões que o surf pode causar em seus praticantes.
De acordo com o Dr. Joel Steinman, médico da Confederação Brasileira de Surf “o perfil das lesões mudou, com as mudanças na estrutura da prancha e da idade dos praticantes. Hoje, temos muito mais surfistas e praticantes mais velhos, na faixa dos 60 anos.”
O risco de lesões é alto em músculos e articulações. Quer entender melhor? As remadas, por exemplo exigem uma série de movimentos repetitivos, o que pode ocasionar sobrecarga e desgaste. Geralmente as áreas mais atingidas são pescoço, coluna, quadril e joelhos. Além disso, quando você não consegue dropar uma onda, as chances de bater na prancha ou em algum coral (dependendo do lugar) é grande.
A posição do tronco também deve ser observada como possível fator para as lesões. Isso porque durante a remada nosso tronco fica constantemente encurvado, exercendo força na musculatura do pescoço e coluna vertebral. Entenda melhor na imagem abaixo.
Agora já sabe. Alongamento, aquecimento e um bom treino de musculação supervisionado farão com que você reme em busca da onda perfeita com a saúde e pleno equilíbrio. Siga as instruções e boas ondas! 

FONTE: Blogdasaude.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time