Barriga Tanquinho Depois dos 40

Se eu tivesse que escolher o equívoco mais notório no campo de fitness veiculada em inúmeras publicações e na maioria das salas de vestiário, o mito da barriga tanquinho seria um sério candidato.

A afirmação, invariavelmente, mais ou menos assim: você não ter um tanquinho, por que:
Ou você não exercer o seu abdômen corretamente/suficiente,
Ou o que você precisa é de um milagroso suplemento.

O engano das milagrosas pílulas:
Vou abordar a segunda parte desta afirmação dúbia em primeiro lugar porque a resposta é curta: Talvez existam suplementos que possam ajudar você a ficar ‘rasgado’ (mas não especificamente ‘rasgado’ na barriga), e se eles realmente funcionam, ou eles são ilegais (lembre-se do escândalo fen-phen há 10 anos - http://en.wikipedia.org/wiki/Fen-phen) ou, os que continuam no mercado, são perigosos para a saúde.
Todos estes suplementos atuam praticamente da mesma forma, por aumentar artificialmente sua taxa metabólica de repouso e/ou diminuir o apetite, o que especialmente para pessoas com idade média podem ter conseqüências nocivas em seu sistema cardiovascular e outros órgãos vitais.
Então, definitivamente ficar longe de qualquer suplemento que prometa definição abdominal em duas semanas: Porque ou eles ‘rasgam’ (trocadilho intencional), ou se elas funcionam você está jogando com sua saúde. O mesmo aplica-se para qualquer pílula milagrosa de emagrecimento: elas são perigosas e a única coisa que vai emagrecer é a sua carteira.

Só exercícios não te levam tão longe:
Agora para explicação do ‘exercício’ de por que você não pode ter uma barriga tanquinho: A menos que você seja um iniciante, e que a rotina de seus abdominais estejam em dia (só tenha certeza de não prejudicar sua coluna), você pode ser capaz de dar forma ao corpo com a eficiência de 10 ou 20% a mais do seu treino abdominal, mas isso não mudaria o quadro de forma dramática.
Muitos de vocês podem ter atrelado a sua esperança em alguma máquina abdominal milagrosa. Nem todas elas são inúteis, mas sua eficiência é sistematicamente exagerada por seu conhecido comércio de compras na rede: nenhum desses vai fazer a diferença entre uma barriga de cerveja (ou fast-food) e uma barriga tanquinho.

Então aqui está o ‘segredo’: no momento em que você tem 40, 70% do caminho de como aparenta seu abdômen é determinado por um único parâmetro: a sua dieta. E apenas cerca de 30% depende da sua rotina de exercícios (estes valores podem ser menores para os atletas em seus 20 anos, mas estes princípios ainda permanecem válidos).
Em outras palavras, se sua barriga é ‘gorda’, o que é o caso da grande maioria das pessoas em seus 40 anos ou mais, homem ou mulher, você deve então mudar sua dieta.

Mas por que você quer uma barriga esbelta afinal?
Em minha opinião, uma barriga de gordura é um problema particularmente grave por duas razões: Em primeiro lugar, nada faz você parecer mais velho do que uma barriga de gordura, mesmo para aqueles não se importam com a idade. Todo dia, quando malho na academia digo para mim mesmo: "esse cara seria ótimo se ele não tivesse uma barriga de arruinar a sua figura". Qual é a utilidade gastar inúmeras horas na academia se a sua barriga pode trair a sua idade, em um piscar de olhos?

A segunda razão é ainda mais terrível: há um forte consenso na comunidade médica hoje que a gordura abdominal está fortemente correlacionada com o risco de desenvolver pelo menos duas condições com risco de vida: doenças cardíacas e diabetes, mesmo se o seu IMC permanece normal.

Dito isto, se seu interesse é apenas manter-se saudável, você não precisa necessariamente de uma barriga tanquinho. Uma barriga ‘moderada’ embora sem graça, não vai necessariamente prejudicá-lo: os riscos de saúde começam a aumentar com uma circunferência da cintura de 40 cm para homens e 35 centímetros para as mulheres. Para saber mais sobre esse assunto eu recomendo que você leia hoje este ótimo artigo americano.
http://www.usatoday.com/news/health/weightloss/2010-08-09-belly-fat_N.htm

A extrema barriga de cerveja dos atletas:
Eu sempre vou me lembrar do encontro com aquele adorável vendedor de 50 anos de idade em uma loja de bicicletas em São Francisco, no último mês de março. Não é surpresa que esse senhor foi um grande entusiasta ao se tratar de bicicletas e assim iniciou-se uma conversa bastante animada, durante o qual ele mencionou que estava pedalando uma média de 200 milhas por semana! (Para efeito de comparação, a minha média é de apenas cerca de 50 milhas, o que em minha opinião é suficiente para se manter saudável). Adivinha o quê? Esse cara tinha uma barriga virtualmente indistinguível da de um saco de batatas.
Mesmo sendo testemunha deste fenômeno e, novamente na academia, eu ainda estava fascinado por um paradoxo: Esse cara provavelmente queimou mais de 10.000 calorias por semana, apenas treinando. Isso é realmente impressionante para um homem de 50 anos de idade. Então veio à explicação de sua própria boca (o que eu já tinha imaginado): ‘Sim, eu pedalo muito e a coisa boa disso é que eu posso comer o que eu quiser. ’ NÃO, VOCÊ NÃO PODE (pelo menos se você quiser ter uma barriga lisa).
O que ele não me disse também, é que ele gosta de beber muito álcool, provavelmente cerveja.

"Calorias dentro / Calorias fora" BALANCEAR É TUDO
Para a maioria de nós, pessoa de meia idade não importa o quanto nos exercitamos, senão nos preocuparmos com o que comemos e bebemos, vamos engordar. E, na maioria homens e algumas mulheres isso vai traduzir-se primeiro, uma barriga de gordura.
Exercitar-se regularmente sozinho nunca foi provado ser eficaz em manter-se magro, e muito menos fazer a sua barriga lisa. O "segredo" para manter sob controle sua cintura é surpreendentemente simples: Não coma mais calorias do que seu corpo queima. Se sua cintura se expandir, corte na quantidade de comida e bebida (exceto água, café ou chá) você ingere. É só isso.
Esqueça aqueles anúncios imbecis de dietas milagrosas; disciplina alimentar é tudo o que você tem. Eu sei que isso é mais fácil dizer do que fazer. Mas isso é tudo que você precisa saber para alcançar seu objetivo se você realmente quer uma barriga lisa.

Pratique o discurso:
Eu trabalho abdominais apenas cerca de 30 a 40 minutos por semana, sem equipamento específico e sem qualquer suplemento de creatina ao lado (O que não colabora em nada para definição). Por outro lado, como você provavelmente já sabe, eu sou um defensor da comida ingerida. Você pode ver por si mesmo o que a minha cintura de 30 polegadas parece como na foto acima.

FONTE: Pt.fitness.com

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time