Gestação e Exercício Físico?


  Texto do nosso amigo Pedro Luz

Para entender essa relação, primeiro temos que entender que gravidez não é doença, ao contrário, é uma situação em que a mulher está mais cheia de vida ainda e por isso necessita de atenção e cuidado especiais. Antes de qualquer intervenção, quero já informar da importância da assistência médica pre-natal durante todo o período gestacional, afim de identificar e prevenir qualquer alteração indesejada na saúde da Mamãe e do bebê e prover um parto mais tranquilo possível.
-
Voltando ao exercício físico, esse se fará presente na vida da Mãe imediatamente após a liberação médica para tal esforços. Nas primeiras semanas, acontece a formação da placenta (que irá suprir o feto de oxigênio e nutrientes durante a gestação), de acordo com o histórico de saúde e estado atual da Mamãe, o médico pode liberar para retomada das atividades ou não, cada caso é único e deve sempre ser respeitada a indicação médica.
-
A partir do momento que a liberação é concedida, escolher a ou as melhores atividades pode deixar dúvidas, então a ajuda de um profissional para te ajudar a encontrar o melhor programa de treinamento e indispensável. Algumas dicas de modalidade são:
-Hidroginástica, que ajudará de imediato no sistema circulatório e linfático da grávida pela ação emodinamica causada pela água, diminuindo a incidência dos pezinhos inchados que tanto incomodam.
-Yoga, por ser uma atividade que trabalha com várias posturas de alongamento e fortalecimento muscular, irá ajudar no combate às dores lombares causadas pelo peso da barriga. Além de retirar a tenção e dar tonus aos músculos, o trabalho de respiração auxilia na melhora da oxigenação para o feto e contribuirá para um trabalho de parto mais tranquilo.
-Musculação: sempre sob orientação, com um treino voltado para a qualidade de vida e fortalecimento geral, trará os benefícios supracitados, combatendo também a incidência ou controlando a diabetes e o ganho de peso além do esperado.
-
A prática de exercícios físicos é indispensável em qualquer época da vida, mas se por acaso você nunca se importou em fazer por você, pense no seu bebê.

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time