Leg press - o vilão da musculação


Coxas iguais a da Ivete Sangalo, quem não quer? Para exibir as pernas saradas é preciso muita malhação. Para isso, a mulherada recorre ao exercício de musculação no aparelho "Leg Press", quando você senta sobre ele e usa as pernas para empurrar a carga.
O que muita gente não sabe é que esse é um dos vilões das academias.
 Muita gente executa o exercício de forma errada, ou seja, faz a flexão exagerada e deixa o joelho chegar perto do tórax.
Giancarlo Polesello, ortopedista da Santa Casa de São Paulo, afirma que se o exercício é feito dessa forma possivelmente a pessoa poderá ter lesões sérias no quadril. E para piorar, as pessoas só se dão conta disso após sentirem dores intensas na região.
"Depois que a lesão aconteceu é difícil conseguir tratá-la apenas com fisioterapia. Em muitos casos é necessário passar por cirurgia", explica Polesello.
Conforme o ortopedista, as lesões partes moles (músculos e tendões) ao redor da articulação são as menos graves. Entretanto, quando ela ocorrer dentro da articulação "principalmente do acetábulo", diagnóstico e tratamento são mais complicados.
A extensão do problema é que vai ditar o tratamento. A fisioterapia é um deles, já a cirurgia vai depender da extensão do problema ou se existar alterações da anatomia óssea.
"Na verdade, a operação também depende exatamente da lesão ou das lesões que sejam diagnosticadas. São muitas as variáveis. O objetivo do procedimento num caso como esse é o de reparar o quanto possível a lesão das partes moles (músculos e tendões) ao redor da articulação e remodelar também o quanto possível, o osso em excesso, se ele existir", esclarece o ortopedista.
A forma correta de fazer o exercício com leg press é deixar que a dobra em relação ao tronco do quadril não ultrapasse os 90 graus de flexão. Se você estiver com dúvida, pergunte sempre ao seu educador físico.
Logo que você sentir as primeiras dores, Polesello indica que a atividade seja suspensa e que você procure um ortopedista. "Todo aparelho usado de forma inadequada pode ser causador de lesões. Contar com um profissional, médico, fisioterapeuta ou educador físico que tenha boa formação, conhecimento da anatomia humana e principalmente bom senso são os melhores preventivos para lesões no esporte", finaliza. 

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time