Fruta noni – Receita do suco, seus benefícios e propriedades

 
 
A fruta noni (morinda citrifolia) é considerada um pouco misteriosa, tudo porque a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) impede a sua importação. Mas ela não é perigosa, ou pelo menos não existem estudos que indiquem isso. A fruta noni não tem estudos suficientes que comprovem todos os seus benefícios  e suas contraindicações – que até então, se resumem a: não se deve consumir a fruta noni em excesso, pois desconfia-se que, a longo prazo, ela possa causar danos ao fígado e aos rins.
Foto: Reprodução
Apesar de ser impedida de importação para o nosso país, muitos brasileiros já plantam tal fruta em seus próprios quintais e vendem por conta própria. Na região metropolitana de Recife, por exemplo, a noni pode ser encontrada em feiras livres, contudo, é vendida por um preço salgado. Mas apesar de tudo, pessoas que consomem essa fruta não tem nada a reclamar quanto aos seus benefícios.

Benefícios da fruta noni

  • Auxilia no tratamento de doenças como câncer, hipertensão, problemas respiratórios e de estômago.
  • Possui um alto teor de substâncias consideradas antibióticos naturais.
  • É rica em vitamina C.
  • Tem grande quantidade de betacaroteno, considerado o precursor da vitamina A, que também é antioxidante (pesquisas apontam que essa ação está diretamente associada à redução das taxas de problemas respiratórios, um exemplo é a asma).
  • Tem ômega 6 e óxido nítrico, que auxilia na oxigenação e a memória.
  • Possui escopoletina, uma substância antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, que dilata os vasos sanguíneos e baixa a pressão arterial.
  • Existem relatos de que a fruta noni também “emagrece“, ou pelo menos auxilia nesse processo.
  • Acredita-se que auxilia os portadores de diabetes também, diminuindo as taxas de glicose.

Características

É uma fruta de tamanho médio e possui uma coloração verde; alguns acham que ela se assemelha bastante a fruta do conde e a graviola. Quanto ao seu cheiro e o seu gosto, não são bons, por isso, recomenda-se que seja consumida em sucos e misturada com outras frutas, já que poucos gostam de consumi-la in natura.

Seu suco pode ser feito da seguinte forma:

Corte dois frutos de noni maduros (podem ser identificados pela coloração amarelada e forma mole) em rodelas, colocando-os no liquidificador com meio litro de suco de uva concentrado. Bata no modo pulsar para preservar as sementes. Passe a mistura na peneira e depois volte a bater no liquidificador, com mais meio litro do mesmo suco, no modo normal.
Beba até 200 ml por dia e, se preferir, o suco pode permanecer na geladeira por até 5 dias.

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time