Como mudar o Corpo, Transforme seu corpo em 12 dias


 
Se você assistia ao programa americano Extreme Makeover, onde as mulheres passavam por uma transformação completa de beleza, o nome Michael Thurmond não lhe é estranho. De qualquer forma, deixe-nos apresentá-lo a você: ele é o treinador físico mais procurado por celebridades e pessoas nem tão famosas assim que necessitam emagrecer de forma rápida e saudável.
Na esteira desse sucesso, Thurmond acaba de lançar no Brasil seu novo livro, chamado “O milagre da transformação em 12 dias”, em que promete re-esculpir o seu corpo a partir de exercícios e dieta específicos para o seu tipo físico: ou seja, você primeiro tem que identificar o seu corpo, para depois começar o programa. Bem parecido com o que o autor já havia feito no livro “Transforme seu corpo em 6 dias”, mas com mais foco nos exercícios do que no cardápio em si.
 
Tipos físicos
Thurmond classifica os tipos físicos em cinco. Abaixo, resumimos as características de cada um:

- Endomorfo: tem uma porcentagem maior de gordura na cintura e abaixo dela. Engorda facilmente, no corpo inteiro, e tem o corpo macio e flácido. Forma: circular.

- Endomeso: ganha peso com facilidade, com gordura concentrada nos quadris, nas coxas e nas nádegas, além de braços gordos. Ombros e peito estreitos, cintura média, e tônus muscular forte sob a camada de gordura. Forma: triângulo.

- Mesoendo:  corpo forte e musculoso, mas com dificuldade para reduzir a gordura sob os músculos. Ombros largos. Forma: retângulo.

- Endoecto: engorda com facilidade como o endomorfo, mas tem a estrutura frágil – pouca musculatura desenvolvida, com carne flácida. Tem a região torácica mais cheia, cintura menos definida, pernas e ombros estreitos. Estrutura delicada e ossos pequenos, e ganha gordura nos braços, nas pernas e nos quadris. Forma: oval.

- Ectoendo: essencialmente uma pessoa magra, com gordura em lugares determinados. Tem pouco tecido muscular, com abdome, cintura ou coxas mais gordos e flácidos. Pode ter engordado há pouco tempo. Forma: tubo.

Além dessas características básicas, você descobre qual o seu tipo por meio de um questionário bem específico e também algumas figuras. A partir daí, está pronta para começar o programa.

Exercícios lentos e de longa distância
Os exercícios propostos no livro são direcionados, com movimentos específicos  (as fotografias do livro ajudam a fazer o exercício corretamente) e personalizados de acordo com os pontos “problemáticos” do seu corpo. Por exemplo, se você for uma pessoa que consegue ficar musculosa facilmente, Thurmond sugere que faça mais repetições do exercício e com menos peso, o que, segundo ele, proporciona músculos mais alongados e menores. O contrário também é verdadeiro: para aumentar os músculos, menos repetições, mais força.

Quanto à atividade cardiovascular, uma surpresa: Thurmond se mostra contra exercícios que a deixem “toda suada”, ou “aulas intermináveis de aeróbica”. E é ele mesmo quem explica: “Alguns dos tipos mais vigorosos de exercícios cardiovasculares – como subir escadas, dança aeróbica, aulas de step, remador, kickboxing e spinning – não ajudam muito a queimar gordura. O motivo é que exercícios intensos como correr no asfalto tendem a queimar principalmente açúcar, porque envolvem o uso de fibras musculares que gastam glicogênio como combustível. O glicogênio é uma forma de açúcar armazenada nos músculos, no fígado e na corrente sanguínea. Quando seu corpo está queimando açúcar, não está queimando gordura”.

E agora, qual a solução? “O segredo é fazer exercícios menos intensos mais constantemente. Isso se chama exercício lento de longa distância, e inclui caminhada ritmada (não intensa e nem cansativa), jogging lento ou exercícios na esteira ou na bicicleta ergométrica, durante 45 a 60 minutos”, explica Thurmond.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time