Existe o calçado ideal para a prática de musculação?




 
Essa pergunta já me fizeram várias vezes, mas sinceramente, desconheço estudos que avaliem o tipo de calçado ideal para a prática de musculação. Seguindo a o bom senso, o calçado ideal é aquele que proporciona conforto, ou seja, o que te faz sentir seguro.
Conversando sobre treinamento, alguns comentaram sobre as sapatilhas utilizadas nos treinos de levantamento de peso, mas elas são difíceis de encontrar, mas de forma geral todos falaram sobre os calçados estilo sapatilha, com menos amortecimento.
Claro, a utilização desse tipo de calçado é para quem não tem nenhum problema articular, seja joelho, tornozelo ou quadril, e estamos falando do treinamento de musculação e não do treinamento de corrida.
Se analisarmos os calçados com amortecimento no caso do treino de musculação, eles reagem à força que o corpo produz em direção ao solo ou plataforma, e geralmente essa energia é absorvida pelo amortecimento do tênis, mas não é transmitida para o corpo, fornecendo força para a produção do impulso necessário para o levantamento da carga, como exemplo, podemos colocar o agachamento livre.
Não que os tênis com amortecimento sejam inadequados, desconheço artigos que afirmem isso, mas acredito que eles mascarem a produção de força, a sensação do treino não é a mesma, ao fazer a primeira vez um treino sem tênis amortecidos, seus pés irão sofrer um pouco, mas se formos analisar os ligamentos e articulações saudáveis podem se beneficiar com treinos utilizando equipamentos menos hi-tech.
Mais uma vez afirmo, não tenho nada contra tênis amortecidos, mas acredito na mudança de estímulos para um treino cada vez mais produtivo.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time