Treino intervalado anaeróbico: faça os 'tiros' e ganhe mais resistência


Para inserir o treino na nossa rotina, aconselho a fazer o treino uma vez por semana, de preferência na quarta ou quinta-feira. O treino consiste num aquecimento de 15 a 20 minutos, num total de 6 a 12 tiros de 1min30s, com uma recuperação passiva de 1m30s a três minutos e um trote final de 12 a 16 minutos.
No aquecimento: trotar em torno de 60 a 75% da frequência máxima e, no final do mesmo, fazer umas seis a oito acelerações de 20 segundos alternadas por um trote bem “arrastado”. Os tiros devem ter uma intensidade maior que 90% da frequência máxima. Porém, cuidado para não forçar demais nos primeiros e não aguentar manter o ritmo para os últimos. Concentre-se na mecânica da corrida! Iniciantes devem fazer apenas seis tiros, enquanto que os mais avançados fariam 12!
A recuperação dos tiros faz-se de forma passiva, ou seja, você literalmente pára após cada um. Esse tempo deve ser de 1min30s para os mais avançados e chegar a três minutos para atletas iniciantes. Um bom parâmetro para o tempo de recuperação é quanto a sua frequência diminui. Assim que ela cair mais de 40 a 50bpm, você já estaria apto a recomeçar.
O trote final é bem arrastado, mantendo a frequência entre 50/65% de intensidade.

FONTE: Globoesporte.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time