Como melhorar os resultados na musculação?



Felizmente a musculação ganhou um espaço no mundo fitness e conta com muitos adeptos. Porém, creio que seja o esporte que mais causa dúvidas, envolvendo tabus e mentiras, tanto em relação aos treinos, quanto em relação à dieta.
A musculação pode ser usada para diversos objetivos: ganho de massa corporal magra, eliminação de gordura, fortalecimento muscular ou manutenção, porém, a dieta é de extrema importância para qualquer um desses objetivos, pois sem ela, os resultados geralmente não vêm.
Ao entrar na academia, todos querem já tomar suplementos. Muitos homens às vezes, compram suplementos antes de realizar a matrícula! Mal sabem que sem um treino forte e uma boa dieta, o suplemento pode não fazer tanta diferença… Muitas mulheres têm a ilusão de que fazendo um treino leve vão emagrecer ou ganhar o que querem e/ou até mesmo se, se dedicarem muito ao treino ficarão musculosas! Então, é aí que entra o trabalho do nutricionista e do professor de educação física: educação.
Quando o objetivo é o emagrecimento, a dieta deve ter um valor calórico reduzido, porém continuar rica em proteínas e carboidratos bons, afinal, se a pessoa reduz demais, irá perder força, resistência e usar músculos como fonte de energia na recuperação. O praticante deve se programar para comer pequenas quantidades de alimentos de 3-3 horas, melhorar a qualidade das refeições e evitar fast-foods, massas gordurosas, refrigerantes e doces. Quem pratica musculação para emagrecer, deve caprichar nas frutas, legumes e verduras, carnes magras, laticínios desnatados e cereais integrais.
Quando o objetivo é ganho de massa livre de gordura, a disciplina deverá ser a mesma e a quantidade de calorias maior do que se gasta (senão, não há ganho de massa). Mas, não é porque o indivíduo quer ganhar que pode comer tudo o que quiser, afinal, se ele fizer isso poderá até aumentar seu peso total, porém irá ganhar muita gordura corporal também (o que ninguém quer). Então, o esquema para este indivíduo é o mesmo, o que irá mudar é a quantidade de alimentos e divisão dos nutrientes. Por exemplo, esse indivíduo poderá consumir mais gorduras do que o que quer emagrecer (desde que sejam gorduras boas) e mais carboidratos também. Esse tipo de praticante, com o passar dos meses, poderá necessitar de algum tipo de suplementação para melhorar os resultados e aumentar a força, porém, eles só devem ser indicados por um nutricionista esportivo.
Quando o indivíduo deseja fortalecimento muscular ou manutenção do peso, aplicam-se a ele as regras de reeducação alimentar e alimentação saudável. Uma dieta saudável é baseada na pirâmide alimentar: variedade no consumo dos grupos alimentares, dieta colorida, diminuição dos grupos de gorduras e açúcares, etc.
Então, se você é praticante de musculação e possui algum objetivo, saiba que a alimentação adequada ao seu tipo de treino fará um grande diferencial, pois ela ajudará você a atingir seus objetivos mais rápidos e melhorar sua motivação.
Bons treinos!

REFERÊNCIAS:
KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.
BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time