Sou diabético... posso comer produtos diet à vontade???

                                                              Minha foto 


Um dos mitos que eu adooooro abordar no consultório e que é muito interessante é esse lance de produtos diet...
"Pelo fato de ser diet (sem açúcar) eu posso comer à vontade se eu tenho diabetes???? Poxa, se o problema é o aumento do açúcar do sangue, não comendo açúcar eu resolvo meus problemas, certo????" - ERRADO!

Chato né??? Se fosse fácil assim, eu tava sem emprego!!!!
Bom, alguns produtos dietéticos não contêm açúcar (a sacarose maledeta), mas podem conter um alto teor de carboidratos, que também interfere na glicemia. Vamos pensar que o carboidrato é um muro... o muro é feito de tijolos e, no caso dos carboidratos, eles são feitos de glicose (açúcar)!
A diferença entre a sacarose e os demais carboidratos é o momento em que esta glicemia alcançará níveis mais elevados. A gente sempre tem que pensar o seguinte: 100% dos carboidratos viram açúcar e este açúcar vai pro sangue pra entrar na célula. O açúcar é a fonte de energia para nossas células!!!!
Logo, qualquer carboidrato sobe a glicemia (açúcar do sangue).
Produtos à base de carboidratos simples (sacarose) podem aumentar a glicemia ao redor de 15 minutos após o consumo.
Outros alimentos com outros tipos de carboidratos podem levar até 2 horas para elevar a glicemia. Isso é muito comum em biscoitos diet, cookies diet e pães diet, por exemplo.
Outros produtos, como chocolates dietéticos e biscoitos recheados, apesar de não conterem a sacarose, possuem um elevado teor de gorduras, tornando o produto calórico. Ou seja: se eu quero perder peso, não adianta comer chocolate diet até pelas orelhas!!!!!!

O alto consumo destes alimentos pode prejudicar o emagrecimento em pacientes diabéticos obesos ou sobrepeso que precisam perder peso para melhorar o controle da glicemia. É muito importante sempre ler os rótulos dos alimentos, sendo eles diet ou não para saber se eles qual a quantidade de carboidratos que os mesmos contêm e qual seu valor calórico. Abaixo comparei as diferenças entre um pedaço de 25 gramas de chocolate diet e um pedaço de 25 gramas de chocolate normal que a gente encontra no supermercado facilmente:

Chocolate ao leite normal:
- 133 kcal
- 14 gramas de carboidratos
- 7,6 gramas de gorduras totais

Chocolate ao leite diet:
- 122 kcal
- 14 gramas de carboidratos
- 8,8 gramas de gorduras totais

Viram como o chocolate diet tem a MESMA QUANTIDADE DE CARBOIDRATOS QUE O CHOCOLATE NORMAL??? Ele só não tem açúcar... então a glicemia deste paciente não vai subir tão rápido, pois o produto não tem sacarose... mas que a glicemia vai subir, uma hora vai!! E as gorduras???? O chocolate diet tem mais gorduras totais e mais gorduras saturadas também!!! Ou seja, os produtos diet até podem fazer parte da alimentação do diabético dentro de um plano alimentar individualizado e adequado para cada tipo de paciente! Não dá pra comer depois do jantar um pacotinho de cookies diet e achar que está fazendo um bom negócio pro controle do seu diabetes!!!!! 

FONTE: Nutrilobo.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time