Auto-exame bucal em 8 passos: saiba como e sorria mais


Apesar dessa grande importância de ir ao dentista ao menos duas vezes por ano, é importante saber fazer o auto-exame. Ele evita ou melhor ajuda a identificar problemas como o câncer bucal. Um problema que aumentou 50% no mundo e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta. Para evitar esse e outros problemas, confira algumas dicas para se fazer o auto-exame em apenas oito passos.
Não há complexidade para realizar esse processo do auto-exame, você verá que é algo muito simples. Antes de tudo você precisa estar na frente de um espelho e com boa iluminação para poder verificar seus lábios, língua (todas as regiões: parte superior, bordas e assoalho) gengivas, bochechas, palato e amígdalas.
Os aspectos que devem ser analisados são: mudança de coloração, áreas irritadas debaixo de próteses, feridas que não cicatrizam em uma semana (aftas e placas esbranquiçadas), dentes fraturados ou amolecidos, caroços ou endurecimento. Mas lembrando que mesmo se nenhuma alteração for encontrada, a visita periódica ao dentista ainda é importante. Ok, confira abaixo os oito passos para realizar o seu auto-exame. Lembre-se que você precisará estar na frente de um espelho e em um local bem iluminado.
1. Antes de mais nada, lave a boca. Feito isso toque suavemente com as pontas dos dedos toda a face para ver se há algum sinal que não havia notado anteriormente.
2. Puxe o lábio inferior para baixo e apalpe a mucosa. Repita o processo com o lábio superior.
3. Com o dedo indicador, examine os dois lados da bochecha e a gengiva.
4. Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo. Em seguida, procure tocar todo o assoalho (a base) da boca.
5. Incline a cabeça para trás e examine o céu da boca. Aproveite esse momento para observar o fundo da garganta. Diga AAAA.
6. Agora é hora de observar a língua. Coloque-a para fora e observe a parte de cima dela. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxe-a para esquerda e depois para a direita.
7. Toque toda a extensão da língua.
8. Outra parte importante para ser observada é o pescoço. Examine-o também. Veja se há diferenças entre os lados direito e esquerdo. Veja se há caroços ou áreas endurecidas. E, finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.
Prontinho, com esse simples exame você consegue verificar se sua saúde bucal estar ok e livre de problemas bucais mais sérios. Mantenha sempre uma boa higienização com escova de dentes adequada e creme dental e, não esqueça do uso do fio dental e quando recomendado, use o enxaguante bucal.

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time