7 perguntas e respostas sobre a Dieta Dukan


Resolvi tirar os próximos dias para dar algumas dicas da dieta Dukan já que muita gente me pergunta sobre ela. Bom, sempre fui uma entusiasta das dietas Low Carb (ou Dieta das Proteínas, como você preferir). Lia muito sobre a Dieta do Dr Atkins e a de South Beach. Tenho muitos livros da Dieta Atkins desde que foi lançado (comprei em um sebo) e acho que esta linha de tratamento pode ajudar muito no emagrecimento. O Atkins trouxe a idéia da dieta das proteínas mas de forma não muito saudável (embora já esteja mais reformulado) e essa linha de tratamento low carb foi sendo mais estudada e trabalhada.  Há alguns anos estava na casa de amigos nos Estados Unidos e tinha um livro lá “The Dukan Diet”. Li bastante e gostei muito por ser em 4 fases o que acaba ajudando bastante a traçar um plano de emagrecimento, assim como o divulgado no site oficial da dieta (quem quiser entre no site oficial dietadukan e calcule o tempo da dieta de acordo com o peso desejado).
Passei a prescrever estas dietas faz uns 6 anos de uma maneira geral tenho tido bons resultados. Como muitos sabem modifico alguns ítens da dieta original como recomendar que se consuma vegetais verdes desde a fase 1, mas isto é uma recomendação pessoal minha pois a dieta original só inclui vegetais na segunda fase. Mas prescrevo a dieta original (sem verdura, com contagem de quantidade de farelo de aveia) para vários pacientes e todos respondem muito bem a dieta.
Então vamos à algumas dúvidas?
1) A dieta original Dukan emagrece ou só perde água?
Nos primeiros dias da dieta você vai notar uma perda de peso muito grande na balança. Este emagrecimento inicial se dá sim por uma perda grande de água, mas a perda de gordura também ocorre. Acontece que acho esta perda muito boa principalmente para mulheres que tendem a reter muito líquido! Aliás é uma das melhores opções para quem incha muito é fazer esta dieta, tomando bastante água e evitando abusar do sal como tempero!
2) Por que me sinto mal ou fraco quando começo a fazer esta dieta?
Já até fiz um post sobre isso aqui no blog, Os primeiros dias da dieta Dukan. O que ocorre é que o organismo tende a começar a sentir o efeito da hipoglicemia. Quando você para de um dia para o outro de consumir fontes de açúcar/carboidrato, a sua taxa de açúcar cai drasticamente e é aí que fica super comum você se sentir um pouco enjoado ou cansado. Mas isto passa! Ou pelo menos é para passar. O segredo é não ficar muitas horas sem comer, caprichar nas refeições principais, no consumo de água e comer fontes de laticínios que também podem ajudar a quebrar um pouco esta sensação.
3) Meu intestino sempre funcionou bem, mas depois de começar a dieta fico dias sem ir ao banheiro. O que fazer?
Este é um dos pontos que você deve sempre ficar atento com a dieta: seu intestino precisa funcionar bem. É normal diminuir um pouco a frequência com que se vai ao banheiro mas todas as vezes que você for evacuar, deve ser sem dificuldade. Para isto, beba de 8 a 10 copos de água por dia, consuma o farelo de aveia e capriche na salada!!!
4) Estou amamentando, posso fazer esta dieta?
Não! De forma alguma. Amamentar está em primeiro lugar e qualquer dieta restritiva deve ser evitada. Procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar específico para você. Da mesma forma gestantes e mulheres que estão tentando engravidar também devem evitar tirar os carboidratos da dieta.
5) Quem pode e quem não pode fazer a dieta Dukan?
Diabéticos e pessoas com doenças cardíacas e renais. Quem toma medicamentos controlados ou faz tratamentos específicos de saúde (quimioterapias, pós cirúrgicos, antibioticos etc).
6) Por quanto tempo posso fazer essa dieta?
Isto vai depender de pessoa para pessoa mas se você estiver indo bem pode continuar até seu objetivo.
7) Faço a dieta e não emagreço. Isto só ocorre comigo! O que fazer?
Realmente já tive alguns casos de pacientes que não emagrecem mesmo. Mas estes são poucos casos, normalmente a maioria das pessoas que iniciam uma dieta de proteína terão muito bons resultados!! O que você deve fazer é insistir um pouco pois pode ser que você esteja muito ansioso e querendo ver resultados logo no primeiro ou segundo dia.

FONTE: Saboridades.net

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time