Perfeição Perigosa


Iniciando o post com a frase “a pressa é inimiga da perfeição!”, quem aqui não conhece ou nunca usou essa expressão?E ainda morrem pela boca, pois “a paciência tem limite” e limite bem curto quando se trata de BELEZA, CORPOS ESCULTURAIS, querem resultados imediatos. Assunto de hoje: Reações adversas no abuso de recursos ergogênicos, Suplementos.

Uma das primeiras perguntas quando alguém vai ao nutricionista (alguém cujo intuito é a hipertrofia, ou no caso das mulheres, obterem um corpinho escultural) é: VOCÊ PASSA SUPLEMENTOS? No meu caso eu tento explicar que o suplemento é para alguém MUITO atleta que necessita de uma quantidade alta de proteína ou para alguém que tenha problemas na ingestão de alimentos e precisa de uma suplementação para sobreviver. A alimentação é suficiente, principalmente quando você segue uma dieta feita por um nutricionista, pois este vai fazer uns benditos e demorados cálculos e vai passar a ingestão correta de Proteína, Carboidrato, Lipídios e Micronutrientes para você. “Mas eu quero ficar bonita pro verão!” (faltando apenas 1 mês); “Passa ai doutora uma coisinha pra enxugar gordura e aumentar minha massa muscular rapidinho!” (este é alguém que não quer esforço nenhum, quer drogas que resolvam seus “problemas”)… Não condeno TODOS os suplementos ou “pílulas mágicas” para emagrecer, mas para fazer uso destes artifícios tem que conhecer seus ingredientes. O que tem dentro deles que proporcionam o emagrecimento ou hipertrofia?



A ANVISA é um órgão que procura garantir alimentos seguros, reduzindo ou eliminando fatores de risco que possam comprometer a saúde das pessoas. Este órgão toma conta de todas as fases, desde a produção até o consumo dos produtos alimentícios. Deveria ser BEM severa, mas existem produtos que conseguem quebrar as leis ou se “esconder” da ação da ANVISA. Está ai um problema muito grave, esses produtos em MAIORIA são os suplementos e pílulas de emagrecimento. Procure ler os rótulos desses produtos que você compra, consegue? Está em português? Tem a lista de ingredientes? Eu já cheguei a citar alguns problemas que o abuso de suplementos pode causar, mas não só de proteínas ou aminoácidos ou carboidratos os suplementos são feitos, podem conter substâncias que não são citadas nos rótulos por serem PROIBIDAS, como anabolizantes, efedrina (subs. Proibida no Brasil), hormônios, e essas substâncias provocam efeitos colaterais terríveis. Confira abaixo:

  • Suplementação protéica: uso abusivo, por exemplo, 2,4 g por quilograma de peso por dia já é capaz de induzir a queima do excesso de aminoácidos (TARNOPLSKY,1992), em que níveis elevados de cetose, acidez e amônia podem levar, a longo prazo, a sobrecarga renal, desidratação e problemas cardiovasculares (POORTMANS, 2000).
  • Efedrina: possui a mesma estrutura química das anfetaminas e seus efeitos similares como: aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial (CLARKSON e COLEMAN, 2002). Ao combinar-se efedrina, cafeína e aspirina (conhecida como a combinação “eca”) prolonga-se a ação da efedrina, como também seus efeitos adversos (COLEMAN, 2002). Usuários da efedrina apresentam complicações severas, com efeitos colaterais como: infarto do miocárdio, derrame, convulsão, psicose, arritmias e morte. Efeitos colaterais “mais leves” também são apresentados devidos a sua atuação no sistema nervoso (sistema nervoso simpático) como: tremores, nervosismo, elevação da freqüência cardíaca e da pressão arterial. O uso de efedrina objetiva principalmente a diminuição da gordura corporal através do aumento da taxa metabólica e diminuição do apetite (CLARKSON, 1998; ASTRUP, TOUBRO, CHRISTENSEN, QUAADE, 1992; DALY, KRIEGER, DULLOOO, YOUNG, LANDSBERG, 1993). Seu uso é feito com dose típica de 20 mg com o uso freqüente de duas à três vezes ao dia (CLARKSON, 2001), entretanto vários produtos contém de 1 a 110 mg de efedrina em seus produtos sem a devida notificação em seus rótulos (CLARKSON, 2001). Ressaltando que esta substância está banida do COI (Comitê Olímpico Internacional) e é considerado doping.
  • Androstediona: Este “pró-hormônio” esteróide é convertido em testosterona e, pelas informações dos laboratórios, esta aumentaria a massa muscular e a força, mas estes efeitos não foram confirmados no estudo de KING et al. Efeitos colaterais: queda dos níveis de HDL, o colesterol bom, e aumento nos níveis séricos de estrógeno, causando evidências de conseqüências adversas ao sistema circulatório com o uso prolongado, ou com altas doses (CLARKSON, 2002) desta suplementação.
  • Citrus Aurantium é um extrato da laranja usado com alternativa segura em produtos para perda de peso, mas pode ter efeitos adversos sobre a saúde: contém sinefrina, que possui estrutura semelhante à epinefrina, podendo aumentar a pressão arterial. Existem poucas evidências na sua eficiência no auxílio da perda de peso, pois seu efeito só acontece com altas doses.
  • Esteróides anabolizantes: geralmente conhecidos apenas pelo nome anabolizante, são substâncias sintéticas relacionadas ao hormônio masculino testosterona. Anabolizante refere-se aos efeitos na construção de massa muscular e androgênicos aos efeitos de aumento das características masculinas. Esteróide refere-se a uma classe de drogas, as quais podem ser legalmente prescrevidas para tratar algumas condições médicas. Pesquisadores observaram que muitos usuários de esteróides anabolizantes sofrem de ciúme patológico, irritabilidade extrema, delírios, e julgamento prejudicado pela sensação de invencibilidade. Possuem potencial de dependência, sintomas de abstinência aparecem quando o usuário para de tomar a droga, como: oscilações de humor, fadiga, impaciência, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual e vontade forte de voltar a usar os anabolizantes. Um dos sintomas mais perigosos de abstinência é a depressão, pois ela pode levar ao suicídio. Pode causar problemas de saúde como: dano ao fígado, icterícia (pigmentação amarelada na pele, tecidos e fluidos corporais), retenção de fluidos, pressão alta, elevação do colesterol LDL (colesterol ruim), diminuição do colesterol HDL (colesterol bom), insuficiência renal, acne severa e tremores. Efeitos exclusivos para o sexo e idade do usuário:

- Homens: diminuição dos testículos, redução da quantidade de esperma, infertilidade, calvície, desenvolvimento de seios, elevação no risco de câncer de próstata. Homens viram mulheres?

- Mulheres: Crescimento de pêlo facial, calvície de padrão masculino, alteração ou interrupção do ciclo menstrual, crescimento do clitóris, voz grossa, aumento da libido (esses 3 últimos sintomas me lembram a Maria do BBB11, #localocaloca). Mulheres viram homens?

- Adolescentes: crescimento interrompido devido à maturação do esqueleto prematura e aceleração das mudanças da puberdade.

Com tudo isso, AINDA tem pessoas que fazem uso de anabolizantes injetáveis o que aumenta o risco de se contaminarem com HIV e hepatite. ¬¬ Vê se pode!

Espero que cresça juízo tenham compreendido o recado. E para quem quer se aprofundar mais, abaixo estão os sites de onde eu fiz a pesquisa e tem muito mais informações lá.


FONTE: Elasporella.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time