Anabolizantes: um risco para a vida


Está provado que o uso de esteróides anabolizantes gera danos à saúde. “O ‘corpo saudável’ é meramente aparente e os efeitos colaterais pela superdosagem são muitos”, conta Márcia. De acordo com ela, a pessoa pode desenvolver problemas no fígado, câncer, disfunção sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne, dentre outros. Segundo o professor Thiago Onofre, quando os pacientes o procuram como especialista não utilizam o termo “anabolizante”, pois sabem que como profissional da área não está autorizado juridicamente para receitar tais substâncias. “O que é muito comum acontecer é a pessoa perguntar qual ‘suplemento’ deve tomar para atingir determinado objetivo. Algumas já vêm até com a indicação dos nomes e acreditam que estas substâncias vão melhorar o seu desempenho. Mas, o que a gente tenta fazer aqui, é conversar para que as coisas fiquem muito claras e para que não se criem expectativas falsas”, diz.

Os efeitos dos esteróides anabolizantes / Foto: Unifesp
Esporte como prática – Para comprovar que de fato é possível obter resultados duradouros com a prática correta de exercícios físicos, entrevistamos dois tipos de frequentadores de academia: uma que faz atividade física de maneira contínua e outro  que malha esporadicamente.
Bárbara Loy, aluna da academia Fit Traine,  Canela, pratica exercício físico há mais de 20 anos. “ O esporte já funciona como uma prática de vida. Malhar para mim não é querer alcançar a forma física perfeita, pelo contrário, é com a intenção de estar saudável e bem”.  Com isso, Bárbara notou mudanças graduais e que se mantiveram ao longo do tempo .”Você molda o seu corpo, este ganha tonicidade, diposição e agilidade, essa para mim é a grande diferença da malhação”.
No que diz respeito à alimentação, Bárbara afirma que procura comer alimentos  saúdaveis, isto é, sem frituras, sem gorduras, com um consumo moderado de carbo-hidratos.
Para Mediane (ela preferiu identificar-se apenas com o prenome), que frequenta academias desde os 15 anos de idade, a malhação serve não só para quem malha, mas principalmente para ser visto, para “aparentar estar bem”. Desta forma, a aluna da academia Fortuna Castro´s Fitness, na Federação, pratica exercicio apenas em determinadas épocas do ano. “Há uma cobrança das pessoas para que voçê tenha uma aparência saudável”. Mesmo tendo a consciência sobre a necessidade de se praticar exercicio com frequência, ela sente que com a chegada do verão a motivação para ir à academia é maior.

A seguir, confira as dicas dos especialistas:
Para quem quer entrar em forma seja para o verão, ou não, o melhor que se tem a fazer para ter um bom condicionamento físico, é aliar exercício à uma alimentação saudável, é o que dizem os nutricionistas. O importante é verificar se a alimentação está adequada. Então, qual é o segredo para uma alimentação saudável? Thiago Onofre dá uma dica geral:
Foto: Site Vida Saudável
* comer sempre a cada três horas: frutas, saladas, alimentos não gordurosos;
* Ter uma ingestão de água satisfatória, no mínimo 2 litros ao dia;
* Nunca coma demais. Mas, também não coma muito pouco. “Apenas uma fruta ao lanche, por exemplo, é insuficiente. Às vezes juntar carboidrato com proteína, ajuda muito a regular o metabolismo, além de estimular o aumento da massa muscular e a redução do percentual de
gordura”, explica Onofre;
* Não tenha pressa, não faça nada que não possa sustentar a longo prazo, busque uma modificação do estilo de vida;
* Tem que estar engajado num programa de atividade física, a alimentação só faz uma parte a outra parte é feita pelo exercício contínuo do corpo .

FONTE: Impressaodigital126.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time