Nunca é tarde para iniciar uma dieta saudável, principalmente quando o assunto é o consumo de peixes e frutos do mar. Estudo realizado pelas universidades de Harvard e Washington, nos EUA, sugere que adultos acima de 65 anos que ingerem esses alimentos regularmente ‘ganham’ 2,2 anos a mais de vida do que aqueles que não os consome. Isso se deve às altas concentrações de ômega-3 nesses animais, que reduzem o risco de mortalidade e doenças cardíacas.
 
A pesquisa analisou 2,7 mil norte-americanos saudáveis com idades acima de 65 anos, moradores da Carolina do Norte, Califórnia, Maryland e Pensilvânia. A presença de ômega-3 no sangue desses voluntários foi monitorada, gerando estimativas para verificar os riscos de morte por doença cardíaca coronária e por arritmia em cada um deles. Segundo os resultados do estudo, ingerir frutos do mar ricos em ômega-3 pode reduzir o percentual de mortalidade por causas em geral em 27%. No caso de mortes por doenças cardíacas, a queda é de 35%.
Fundamental para a saúde humana, o ômega-3 é um ácido graxo que só pode ser obtido através de alimentos. Salmão, sardinha, cavala e crustáceos são as fontes mais ricas desse nutriente, mas quem não come peixes pode apelar para as sementes, como chia e linhaça. A quantidade ideal de ômega-3 em adultos é de 200 mg/dia, o equivalente a 3 porções de peixes por semana.
Além de reduzir a mortalidade, essa gordura tem função antiinflamatória, reduz os níveis de colesterol, previne diabetes e osteoporose, e ainda melhora a memória.
O estudo está disponível no site da universidade de Harvard e será publicado na versão online da revista ‘Annals of Internal Medicine’.
 
ÔMEGA-3 EM:
FRUTOS DO MAR
Salmão, bacalhau, sardinha, cavala, albacora, cação e crustáceos.
SEMENTES
Linhaça, amêndoa, avelã, soja, gérmen de trigo, chia, castanhas, soja, avelã, amendoim.
VEGETAIS
Couve-flor, couve de bruxelas, abóbora, espinafre, pepino, couve, milho, rúcula, brócolis

FRUTAS:
Abacaxi, manga, mamão e abacate

ÓLEOS
Todos os que forem de origem vegetal.

FONTE:  Odia.ig.com.br