Os Tipos de carboidratos

Os carboidratos estão na maioria dos alimentos que comemos. Entretanto, eles variam na forma molecular e na forma como o corpo reage a eles. Em linhas gerais, os carboidratos podem ser classificados em três categorias.  
  • Açúcares - a palavra "açúcar" pode nos levar a pensar nos pequenos grãos brancos que colocamos no café, mas o açúcar existe em muitas variedades. Formados de combinações relativamente simples de moléculas, os açúcares incluem a sacarose (encontrada no açúcar de mesa e em algumas frutas e verduras), a frutose (encontrada em frutas e no mel) e a lactose (encontrada no leite), entre outras.
  • Amidos - embora consistam de unidades de açúcar, a estrutura complexa dos amidos os torna um tipo distinto de carboidrato (na verdade, os nutricionistas costumam chamar os amidos de "carboidratos complexos", embora o termo tenha caído em desuso). O grande tamanho das moléculas de amido é uma importante diferença com os açúcares. Os amidos são muito grandes para os receptores do botão gustativo na língua e, por isso, geralmente não são doces. Os alimentos ricos em amido incluem batata, pão, massa e arroz.
  • Fibras - como o amido, a fibra é formada de uma variedade complexa de moléculas de açúcar. Mas as moléculas de açúcar na fibra não são absorvidas na corrente sangüínea à medida que ela passa pelo trato gastrintestinal. Isso acontece porque o corpo precisa de enzimas para quebrá-las. Mas mesmo que a fibra não seja propriamente um nutriente, ela faz muito bem, conforme você verá mais adiante. Somente os alimentos vegetais contêm fibras naturais. Algumas fontes ricas em fibras são o farelo de trigo e o farelo de aveia. 
FONTE: Saude.hsw.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time