Confira abaixo as conclusões de pesquisas com sacadas para turbinar a malhação e a performance nos esportes:
EXPANSÃO DE MEMÓRIA
Fazer ioga evita que você se esqueça das coisas, diz estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Homens que praticaram a modalidade duas vezes na semana por seis meses foram melhor em testes de memória do que caras que fizeram outros esportes. “O efeito é atribuído à redução da liberação do hormônio cortisol”, afirma a professora Regina Silva, vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN. Além de estar relacionada ao estresse, em níveis elevados, a substância pode prejudicar sua capacidade de recordar.

MENOS É MAIS
Ganhe resistência para malhar mais, diminuindo seu tempo nos treinos de tiros. Um estudo da Universidade de Nebraska, em Omaha (EUA), mostrou que ciclistas que pedalaram por 30 segundos a 90% do esforço conseguiram se exercitar 20% mais tempo – mesmo com a frequência cardíaca mais alta – do que quando se exercitaram por 3 minutos. “Em 30 segundos, você acumula menos lactato”, explica o autor do estudo, Jorge Zuniga.

PASSADAS PRA FRENTE!
O tema é polêmico, mas Harvard é sempre Harvard. Uma pesquisa da Universidade (EUA) diz que correr apoiando primeiro a parte da frente dos pés no solo dá mais impulso na corrida. “Isso direciona o impacto para o arco do pé (a curvatura que há nas suas solas), fazendo com que ele funcione como uma mola”, explica Adam Daoud, pesquisador do Departamento de Biologia Humana Evolutiva da instituição.

ACABE COM A DOR NAS COSTAS
Se você sofre com problemas na coluna, o balanço com kettlebel pode ser a solução, dizem pesquisadores canadenses. O motivo: “O exercício obriga você a mover os quadris enquanto o core trabalha para impedir o movimento da coluna. Isso ajuda a fortalecer a região e pode prevenir dores nas costas”, explica o autor do estudo, Stuart McGill, professor de biomecânica da espinha vertebral na Universidade de Waterloo (Canadá).

CRESÇA NA CARGA
Aumentar o peso progressivamente ao malhar turbina o metabolismo, aponta estudo publicado no periódico americano Journal of Strength and Conditioning Research. Nele, dois grupos de ratos foram submetidos a exercícios de força, mas só um se exercitou com cargas crescentes. Após oito semanas, os animais que tiveram os pesos aumentados obtiveram maiores picos na função metabólica.

QUANTIDADE É QUALIDADE…
É o que diz uma pesquisa da Universidade de Sidney, na Austrália, sobre o agachamento. No estudo, os atletas fizeram o exercício duas vezes por semana. Aqueles que executaram oito séries do movimento tiveram 20% de ganho de força, enquanto quem fez quatro séries a aumentou em 14%.

DÊ UM CHOCOLATE NA RESISTÊNCIA
O doce pode ajudar no treino? Um estudo da Universidade Estadual Wayne (EUA) feito com ratos diz que sim. Os animais alimentados com epicatequina, componente do cacau (cuja concentração é maior no chocolate meio amargo), tiveram um aumento de 50% no desempenho aeróbico e de 30% na resistência à fadiga. A epicatequina atua nos músculos e as mitocôndrias das células, promovendo melhores resultados em exercícios de longa duração.

MALHE COM INCENTIVO
Ouvir alguém acompanhando as repetições que executa durante o treino pode deixar você mais forte. Um estudo realizado na Nova Zelândia mostrou que homens geraram até 3% mais força enquanto escutavam comentários de como estavam executando bem um exercício. “É fácil perder o foco e a motivação na musculação, o que pode prejudicar a performance”, diz o autor do estudo, Christos Argus, bacharel em esporte e ciência do exercício. “Acreditamos que dar um feedback mantém as pessoas mais estimuladas.”

TURBINE AS PERNAS
Na academia, faça movimentos com saltos antes de executar o agachamento para aumentar sua potência. Em estudo publicado no Journal of Strength & Conditioning Research (EUA), homens suportaram 9 kg a mais no agachamento após realizar o seguinte exercício: saltar de um banco, aterrissar e pular para subir nele de novo. Vá nessa! “Pulos despertam nervos, recrutando mais fibras musculares para trabalhar na atividade seguinte”, afirma Paul Comfort, autor da pesquisa.

DECOLE!
Reduzir o tempo em que o pé toca o chão é o segredo da velocidade, de acordo com cientistas da Universidade de Newcastle (Austrália). Ao analisar competidores de atletismo, eles descobriram que a aceleração dependia principalmente do contato da sola com o chão. “Menos tempo no solo significa movimentos mais explosivos”, explica Roberto Lockie, autor do estudo. Fique mais rápido focando seu treino em tiros e exercícios pliométricos (movimentos curtos e velozes).


FONTE: Menshealth.abril.com.br