CLA – a gordura que queima gorduras!


O interesse científico pelo CLA foi despertado em 1988, quando um pesquisador da universidade de Wisconsin descobriu as propriedades anti-cancerígenas do CLA [4]. A partir daí diversas pesquisas foram feitas com o CLA, e os resultados foram surpreendentes!!
Estudos evidenciaram o seguinte sobre o CLA:
* O uso do CLA tem produzido aumento na massa corporal magra, diminuição do acúmulo de gorduras, especialmente na região do abdômen, e tem um papel importante no crescimento muscular. Existem evidências de que o CLA inibe o mecanismo que leva o nosso corpo a acumular gordura e faz com que ele use nossas reservas de gordura como fonte de energia.
* A suplementação com CLA produz efeitos tanto em pessoas sedentárias como naquelas que praticam atividades físicas, mas pesquisas sugerem que o CLA é mais eficiente na redução da gordura daqueles que praticam atividades físicas, sejam elas aeróbicas ou anaeróbicas (musculação).
* O CLA evita o “efeito sanfona”, que é aquele emagrece e engorda constante das pessoas que fazem dietas. Pessoas que param de fazer dieta, quando estão tomando CLA, estão mais propensos a ganhar massa muscular e não gordura [2].


Os estudos indicam que o CLA inibe a ação da enzima humana responsável por armazenar gordura em nosso corpo, o que obriga o organismo a usar a gordura acumulada como combustível para atividades físicas, otimizando a queima de gordura, gerando mais energia e eliminando calorias extras.
O CLA pode ser encontrado naturalmente em alimentos como carnes, queijos e outros derivados do leite. Contudo, na prática não dá para você obter todo CLA que precisa só contando com a alimentação normal do dia-a-dia.
Isso porque você teria que consumir pelo menos 500g de gordura, na sua maioria saturada, todos os dias para obter uma quantidade significante de CLA, que é de aproximadamente 3g por dia.
Isso daria mais de 4500 calorias por dia só desses alimentos ricos em CLA [6]. Dessa forma, se você quer realmente atingir o consumo de CLA sugerido pelas pesquisas, o mais indicado é que você recorra a suplementos de CLA.


Pesquisas
* Num estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores suecos, publicado na edição de Dezembro de 2000 do “Jornal da Nutrição”, descobriu-se que o CLA reduz a gordura e aumenta o tecido muscular.
De acordo com o estudo, foi observada uma redução média de 2,7Kg de gordura no grupo que tomou o CLA, comparado com o grupo que não tomou o CLA [3]
O Dr. Michael Pariza, que conduziu pesquisas com o CLA na universidade de Wisconsin, relatou que o CLA faz com que as células de gordura se mantenham pequenas, “murchas” [4].
* Pesquisadores da Noruega estudaram os efeitos do CLA em pessoas saudáveis, porém um pouco acima do peso. Foi dado 1,7g, 3,4g, 5,1g, ou 6,8g de CLA por dia [6].
Todos os grupos mostraram uma redução significativa da gordura corporal e um aumento da massa muscular magra, mas esse efeito foi mais significativo nos 2 últimos grupos.
* Um recente estudo verificou que o consumo de 4,2g de CLA por dia em 53 indivíduos saudáveis levou a uma perda de 3,8% de gordura, comparado com indivíduos que não tomaram o CLA [8].


Curiosidade
Alguns pesquisadores relacionam o problema de obesidade nos dias de hoje com o baixo consumo de CLA. Como o CLA é encontrado predominantemente em carnes e derivados do leite, mudanças nos métodos de alimentar o gado levaram a diminuição da concentração de CLA em carnes e derivados do leite.
Para uma produção otimizada de CLA, as vacas têm de pastar na grama em vez de serem engordadas artificialmente com ração.
Estudos e pesquisas têm mostrado que a carne de vacas que se alimentam de pasto contem até 4 vezes mais CLA do que as que se alimentam de outra forma. Hoje em dia os derivados do leite tem apenas 1/3 da quantidade de CLA que eles costumavam ter antes de 1960 [7].

FONTE: Sitefam.com

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time