Correr na esteira ou na rua? Vantagens e desvantagens


Admirar as paisagens das ruas ou entrar no ritmo de uma academia? Correr atento a tudo que acontece ao seu redor ou apenas correr curtindo a música de uma academia? Essas são dúvidas que só você pode responder, porque dependem do seu gosto. Aqui vamos mostrar as vantagens e desvantagens de correr na esteira e na rua.
Pessoas que querem perder peso, lesionadas ou que querem um acompanhamento preferem a academia. Pessoas que não gostam da monotonia, que gostam de observar paisagens ou que não querem pagar uma academia, preferem as ruas.
A esteira permite que o atleta controle a frequência cardíaca, o ritmo, as passadas. Alguns atletas correm de maneira errada e se tiver um espelho em frente a esteira, ele pode observar os seus erros e até corrigi-los. A postura durante a corrida é um bom exemplo que permite correção. Na esteira o atleta também não sofre com as mudanças climáticas como o sol, o frio, a chuva e o vento. A falta do vento pode elevar a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a desidratação, por isso as academias colocam ventiladores em frente às esteiras.
Veja tudo sobre simuladores de caminhada e corrida
O impacto causado pela corrida na esteira é bem menor do que nas ruas. Na esteira, o corpo sofre impacto de aproximadamente 70% do peso corporal. Nas ruas, principalmente no asfalto, o corpo sente o impacto do dobro do peso corporal, é claro que o atleta pode aprender a sofrer menos impactos, mas mesmo assim nas ruas o impacto ainda é maior. Além do mais, na rua o atleta pode perder o ritmo e na esteira, ele mantém o mesmo ritmo por mais tempo.
Diversas formas de treino também podem ser usadas na esteira, como: fartlek, corrida em ladeira, intervalado e longas distâncias. As esteiras de hoje possuem motores potentes, velocidade, inclinação e até programas pré-estabelecidos. Mesmo com tantas vantagens é preciso cuidado. Quando estiver correndo e resolver parar, vá parando aos poucos, diminuindo a velocidade devagar e apenas desça da esteira quando ela já não estiver mais em movimento, você pode sentir tonturas momentâneas.
Por ser muito segura, a esteira não permite essas preocupações necessárias durante uma competição. Correr na rua é bom para desenvolver a coordenação motora, a noção espacial e prever qualquer situação de perigo. Nas ruas precisa-se de atenção redobrada. Os atletas que participam de corridas de rua devem ficar atentos e apenas usar a esteira em alguns treinos, pois só a rua permite que ele se acostume com as mudanças de piso e se prepare.

FONTE: Atletx.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time