Saiba o por quê se sente dor depois da musculação?


Quando se fala em dores musculares após os exercícios, é preciso prestar bastante atenção e identificar as características dessas dores. Se elas são causadas pelos efeitos fisiológicos normais dos exercícios físicos ou pela piora do quadro de lesões como distensões, torções ou doenças articulares.

Mesmo quando o indivíduo possui um bom estado de saúde, ele pode sentir dores musculares após a prática de exercícios físicos, conhecida cientificamente por ''dor muscular tardia''.

A dor muscular tardia, geralmente, manifesta-se após as 8 primeiras horas do exercício, atinge o seu pico entre 24 e 72 horas, e diminui depois. Ela é provocada por microlesões nas fibras musculares ocasionadas pelo esforço físico intenso, ou pela prática de alguma atividade física a qual não estamos acostumados a realizar.

Quando essas lesões ocorrem, as fibras musculares criam mecanismos de recuperação para reparar os danos causados. Esse mecanismo é esperado, pois aumenta a resistência e a hipertrofia (aumento) muscular.

É importante destacar que em um treinamento constante, sem interrupções, há adaptação à dor, ou seja, o indivíduo consegue repetir a mesma sessão de treinamento, causando lesões estruturais às fibras musculares parecidas, sem ter a mesma dor das primeiras sessões. Isso quer dizer que na musculação a dor muscular tardia só deve aparecer na fase inicial, ou quando há elevação da carga de treinamento. Se a dor persistir após cada sessão, o programa deve ser revisto, ou a causa da dor investigada.

O uso de medicamentos como relaxantes musculares não é um bom caminho para diminuir as dores musculares provocadas pelo exercício físico. A necessidade do uso dessas substâncias só comprova que o programa está sendo excessivo para o indivíduo. Portanto, o melhor a fazer para evitar os incômodos das dores pós-exercícios é treinar com cautela e respeitar os limites de cada um.

Se necessário, diminua a intensidade do seu treinamento. O corpo nos dá respostas proporcionais aos estímulos aos quais é submetido. Portanto, as dores excessivas significam que os limites do corpo não estão sendo respeitados.

Denilson de Castro Teixeira, educador físico

FONTE: Bonde.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time