Os cuidados na hora de escolher a academia de ginástica


Fernando Colombo

Estamos vivendo em uma sociedade de constantes transformações, onde a tecnologia está cada dia mais avançada. Com os meio de comunicação divulgando a toda hora a importância que a atividade física traz, desde que de forma orientada e controlada, por profissionais, cresce cada dia mais as pessoas que buscam praticar atividades físicas.
Partindo dessa ótica, as academias de atividades físicas são espaços que representam esse novo olhar sobre a prática de exercícios, oferecendo para a população a possibilidade da prática regular.
Com esse aumento global pela procura das academias, a mídia, de certa forma, também vem contribuindo para a superlotação das academias de ginástica, uma vez que são várias as revistas, jornais e televisão que divulgam corpos perfeitos e modelados, os típicos "malhados".
Esse fato acaba por contribuir para que haja uma grande procura pelos centros especializados de treinamento, incluindo aí as academias.
Porem devemos ter alguns cuidados na hora de escolher uma academia para malhar, infelizmente nem todas estão preparadas ou adequadas para atender as nossas necessidades.
Os interessados em praticar atividades físicas orientadas devem tomar alguns cuidados na hora de se matricular em uma academia, para que esta supra todas as necessidades.
Devemos levar em conta algumas "Dicas" para escolher a academia certa:
·Observar se as instalações proporcionam segurança e higiene, uma boa academia é limpa e organizada. É importante observar desde a preservação e bom funcionamento dos aparelhos de ginástica até a higiene dos banheiros;
·Importante também é conhecer o espaço da academia. Verifique se o número de vagas disponíveis na academia está de acordo com o que o local suporta;
·Verificar se o preço praticado está compatível com o mercado;
·Verifique se os professores são formados em Educação Física (pode haver estagiários que estão cursando a Faculdade, mas deve haver sempre professores formados);
·Verifique também se há médicos, nutricionistas e fisioterapeutas na academia. Não é nada aconselhável começar qualquer exercício sem uma avaliação da sua saúde, levando em conta fatores como, por exemplo, a freqüência cardíaca de quem vai se exercitar. Além disso, sem uma alimentação correta, nenhuma atividade ira surtir o efeito esperado, portanto, é necessário casar a malhação com um acompanhamento alimentar adequado.
·Avaliar se a opções de modalidades e horários estão de acordo (pela manhã, no horário do almoço ou no final do dia) para que se adeqüe a rotina, evitando assim desistência;
·Escolher uma academia que esteja, preferencialmente, próxima do trabalho ou de casa, para facilitar a freqüência;
·Aula teste. Experimente fazer uma aula teste sem compromisso para ver se você gosta. As boas academias oferecem às vezes até uma semana de aula teste.
·Analise as atitudes do professor. Veja se ele corrige os exercícios, se dá atenção a todos os alunos, etc.
·Analise o ambiente, as pessoas que a freqüentam para ver se você se sentirá bem ao freqüentá-la.
·Solicitar um contrato que formalize a matrícula. O documento deve discriminar as atividades que serão exercidas, horários de aula, valor da mensalidade, multas por atraso de pagamento e a cláusula de rescisão, para não ter problemas caso haja desistência;
Bem agora é só escolher a sua academia e começar a malhar, mas lembre-se: "Comece com calma sempre de forma progressiva procure não exagerar nos exercícios principalmente agora no inicio, tenha calma que os resultados desejados serão alcançados com o tempo".

Fernando Colombo
e-mail: fj_colombo@hotmail.com

FONTE: Webartigos.com
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com
83 98730 5644 (só mensagem).

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Our Team Memebers