Banco de sangue de cordão umbilical

 

É simples, indolor, seguro e gratuito

Após o nascimento de um bebê, o sangue cordão umbilical é muitas vezes descartado juntamente com a placenta. No entanto, o sangue recuperado do cordão umbilical e da placenta é uma fonte rica de células-tronco, isto é, células que produzem todos os outros tipos de células do sangue.
A medula óssea foi a primeira fonte de células-tronco. Porém, a principal limitação para o transplante é a obtenção de um doador compatível na família. Sendo assim, nem sempre o paciente consegue ser atendido. Por isso, o sangue do cordão umbilical pode ser uma ótima alternativa para os pacientes que precisam de um transplante de células-tronco hematopoéticas e não encontram um doador.
Esta iniciativa precisa de sua colaboração.
O que é o sangue de cordão umbilical?
É o sangue do bebê que fica no cordão umbilical e na placenta,depois que ele nasce. Normalmente, após o parto esses são jogados no lixo.
Qual a principal utilização do sangue de cordão umbilical?
O uso terapêutico comprovado é a reconstituição de células do sangue, através do transplante de células-tronco hematopoéticas, substituindo a medula óssea como fonte em pacientes com doenças como leucemia (câncer) que não têm doador na família.
Por que doar sangue de cordão umbilical?
Somente 25% dos pacientes que necessitam de um transplante de células-tronco hematopoéticas encontram doador familiar compatível. Fazendo a doação ao Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical do Hospital Israelita Albert Einstein, você ajudará a salvar a vida dessas pessoas.
Ao contrário da medula óssea, as células-tronco hematopoéticas obtidas do sangue de cordão umbilical podem ser transplantadas sem que haja uma completa semelhança entre o paciente e o doador. Outra vantagem do Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical é a redução do tempo para a obtenção do material. No caso dos transplantes de medula óssea, leva-se cerca de seis meses entre a identificação de um doador compatível nos registros de doadores e a coleta da medula óssea para o transplante. Quando se identifica uma unidade de sangue de cordão umbilical compatível com um paciente, esse tempo cai para 20 a 30 dias, pois as amostras de sangue de cordão umbilical já estão previamente testadas e classificadas.
O Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical pertence á BrasilCord, uma rede pública que atende toda a sociedade brasileira e, mesmo que você não seja uma doadora, caso você ou alguém de sua família necessite, também poderá fazer uso das células-tronco hematopoéticas armazenadas pelo Banco.Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde, disponível para toda a população.
É importante lembrar que a doação:
  • Utiliza o sangue que é habitualmente será descartado
  • Não oferece risco para os doadores (mãe e bebê)
  • Disponibiliza material para toda a população
Quem pode doar?
Gestantes com idade acima de 18 anos, e tempo de gravidez igual ou superior a 35 semanas, a bolsa não pode ter rompido há mais de 18 horas, a gestante deve ter realizado no mínimo duas (2) consultas durante a gravidez e não deve ter infecção ou febre no momento do parto. No entanto existem algumas outras restrições adicionais que serão verificadas no momento da doação.
Para mais informações e orientações, converse com seu médico ou ligue 2151-1233/ 21510457
Quais são os procedimentos necessários para a doação?
Algumas exigências devem ser cumpridas antes da coleta, similares as requeridas para a doação de sangue. Antes do parto, a gestante deverá passar por uma triagem clínica (entrevista) e assinar um termo de consentimento para a doação do sangue de cordão umbilical do seu filho. Além disso, no momento do parto será coletado cerca de 40 ml de sangue da gestante para detectar a presença de alguma doença que possa ser transmissível pelo sangue (Sífilis, Hepatite, HIV entre outras).
Tenho que pagar por essa doação?
Não. A doação é gratuita, espontânea e sigilosa. Você não paga e nem recebe nenhuma renumeração por isso, pois a renumeração é proibida pelas leis brasileiras.
Como doar?
Quando internar para o parto, solicite um profissional da equipe de Doação de sangue de cordão umbilical.

MAIS INFORMAÇÕES:
  Einstein.br 

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time