Por que fazer MUSCULAÇÃO?

A musculação nos dias atuais é a atividade mais recomendada por professores de educação física no âmbito de todos os esportes que existem, pois é nesta atividade que podemos trabalhar isoladamente os pontos fracos do esportista e, contudo melhorar seu rendimento como também sua técnica e execução dos movimentos.
Quando passamos a pensar em sedentários e não mais esportistas a musculação também se torna de grande influência, pois melhora a capacidade neuromuscular a qual se classifica o nível de aptidão física do ser humano.
Durante o desenvolvimento humano que se relacionam com as atividades físicas na promoção de saúde, devemos avaliar constantemente a aptidão física, pois o treino pode ser bem melhor orientado quando aplicado técnicas e diagnósticos para a prescrição de exercícios.
 
Testes:
 
Flexibilidade
Este teste permite avaliar a flexbilidade da musculatura posterior de tronco e pernas. Para obter uma melhor flexibilidade, é necessário realizar exercícios adequados. No entanto, alongamentos são necessários antes e depois de qualquer atividade física, agindo como preventivos de lesões ou dores provindas da atividade.
 
Força Abdominal
Visa avaliar a força e resistência dos músculos abdominais. A musculatura abdominal é responsável pela manutenção de nossa postura. Alterações no padrão de força e resistência da musculatura abdominal podem prejudicar a postura do indivíduo, facilitando o aparecimento de eventuais problemas posturais e dores associadas.
 
Força dos Braços
Visa avaliar a parte superior do tronco e braços. É uma medida indireta de força e resistência de membros superiores e parâmetro de comparação entre diferentes etapas do seu programa de treinamento.
 
Dinamometria
Este teste tem como objetivo quantificar e avaliar a "força estática" de preensão manual do avaliado. A força é uma das qualidades físicas que está presente em todas as modalidades esportivas e, na maioria das vezes, o indivíduo que possui esta qualidade apurada pode ter uma grande vantagem em relação aos demais, aumentando assim a probabilidade de melhor resultado esportivo.
 
Agilidade
Todos sabem da importância da agilidade enquanto capacidade física, pois ela é solicitada nas simples tarefas do dia-a-dia e nas atividades esportivas que conhecemos, como natação, basquete, handebol, ginástica olímpica, judô, capoeira, entre outras. Podemos conceituar agilidade como uma variável de aptidão física geral (neuromotora), caracterizada pela capacidade de trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte dele.

 Capacidade cardiorespiratória (Consumo de Oxigênio)
É a quantidade de oxigênio que um indivíduo consegue captar e metabolizar durante a atividade física. O consumo de oxigênio se comporta de maneira diferente quanto a idade, sexo e constituição corporal; pode diminuir por falta de atividade cardiorespiratória, como também pode aumentar após um período de treinamento específico. 
Através do calculo do VO2 previsto criamos um subsídio informativo sobre as condições em que se apresenta o avaliado. Obtendo assim parâmetros de melhora a ser alcançado. O déficit Aeróbio Funcional (FAI) atua como um indicador em termos de percentuais do quanto o avaliado está acima ou abaixo de se VO2 esperado, sendo mais fácil demonstrar ao avaliado o grau de sua condição física.
 
Teste de 40 segundos
Teste utilizado para medir indiretamente a potência anaeróbia total ( lática + alática ) do indivíduo. Este sistema é caracterizado por atividades de curta duração ( até aproximadamente 40 segundos ).
O avaliado deve percorrer a maior distância possível em 40 segundos. O ponto de referência será o local que o último pé tocou o solo quando for anunciado o término do teste. A medida deve ser feita com uma trena ou, quando possível, por visualização direta. A precisão do teste será em metros, não utilizando-se os cm.
 
Flexibilidade com o Flexímetro
A Flexibilidade é uma capacidade física que pode ser relacionada à saúde e ao desempenho desportivo e descreve a Amplitude de Movimento que uma articulação pode realizar.  A Avaliação da Flexibilidade é importante para o exame físico, o qual permite ao professor de Educação Física, ou profissional da saúde, avaliar o nível da capacidade física do avaliado, as disfunções musculares ou articulares, predisposições a patologia do movimento e os avanços no treinamento ou na recuperação funcional. O objetivo deste teste é analisar precisamente os resultados dos testes, a fim de se indicar os efeitos dos exercícios de alongamento em benefício da saúde, do desporto ou da doença. Conforme os resultados da avaliação, é possível que alguns grupos musculares precisem de maiores índices de alongamento.
 
Perímetros
Correspondem aos perímetros máximos de um segmento corporal. A atividade praticada pode alterar estas medidas. A musculação, por exemplo, promove aumento da massa muscular e, conseqüentemente, o aumento do perímetro do segmento. E se houver assimetrias corporais de acordo com o esporte deve-se corrigi-las através do treinamento com peso.

Avaliação Postural
  A qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração factores como a saúde, a educação, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, expectativa de vida etc. A qualidade de vida envolve também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida.
                                                   PARA SEU BEM ESTAR FÍSICO
- *Andar corretamente
- *Sentar de forma correta
- *Não sentir dores no corpo
- *Ter massa corporal e proporções do Corpo ideais para idade e altura
- *Não ser um individuo sedentário
                                     * Procure um profissional da saúde para orientação
 
Após a avaliação física é aplicado o treinamento ideal de acordo com o objetivo do aluno e ai sim a musculação torna uma atividade física inteligente para melhorar sua performance não só esporte que pratica como nos movimentos que fazemos no dia-a-dia: levantar, sentar, subir escadas, sair do carro.
Quem não quer ter um corpo saudável livre das dores e do cansaço.
 
A musculação fortalece a coluna vertebral
A musculação ajuda a eliminar gordura e aumentar massa muscular
A musculação torna o coração mais saudável
A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade
A musculação melhora o sono e o bem-estar
A musculação rejuvenesce
A musculação é tratamento para prevenção de osteoporose, artrose e diabetes
Dra. Janete Neves


FONTE:  Janeteneves.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time