Quero emagrecer


Quem nunca por algum momento pesou em emagrecer? Aquela gordura lateral ou frontal do abdômen começou a ficar de uma forma como nunca antes havia se comportado e agora o que devo fazer?
Essa pergunta todos tem, e a respostas sempre de forma diferente tão controvérsia que ficamos perdidos com tanta informação diferente para uma indiferente simples pergunta.
Hoje escrevendo este texto pretendo fazer com que quem esta lendo tente entender como funciona o corpo humano e esse processo de perda da gordura localizada.  Primeiro devemos saber que gordura não é o vilão em nossa vida, porém o excesso de gordura sim é um vilão em nossa vida, pois o excesso é sinônimo de perda de saúde.
A gordura corporal dos homens deve se permanecer 15 a 20% da massa corporal total (peso da balança) e das mulheres entre 25 a 30% da massa corporal total (peso da balança).
 Ex 1: Thiago pesa 85kg possui um percentual de gordura de 18% (dentro do padrão saudável 15-20%), então 15,3kg representa gordura e 69,7kg representa massa livre de gordura. Thiago se encontra saudável, porém nem sempre pode esta satisfeito com sua gordura localizada , porque ainda não esta no padrão estético que representa ter 7-15% de gordura, mas se sente com um ótimo BEM-ESTAR.
Ex 2: Ana pesa 70kg possui um percentual de gordura de 31%(fora do padrão saudável 25-30%), então 21,7kg representa gordura e 48,3kg representa massa livre de gordura. Ana anda super depressiva, não consegue emagrecer, anda tendo dificuldades em suas atividades, pois nunca consegue sentir BEM-ESTAR. Além de Ana esta fora do padrão saudável, ela esta mais distante ainda do padrão estético (14-25%) que provavelmente deve sonhar em possuir esse percentual, porém se ela não sentir o BEM-ESTAR de ser saudável dificilmente conseguirá chegar aos padrões estéticos.
Enfim temos que entender que gordura demais no corpo não é apenas estética é saúde biológica-psicológica-social, a gordura não se acumula apenas na barriga, ou nos braços ou na perna ela se acumula nos órgãos e ai sim pode causar doenças crônicas não transmissíveis e se o individuo acha fácil ir ao cirurgião plástico retirar o excesso das laterais do corpo pode ter certeza que ele apenas camufla o estado saudável e o BEM-ESTAR nunca vai estar presente em seu dia-a-dia por mais que já tenha feito uma cirurgia para ajudá-lo.
Gordura em excesso é Doença e doença grave nos tempos modernos, é difícil cair a ficha para muitos é difícil entender para alguns e fica fácil para outros. Hoje é comum a insatisfação das pessoas isso é conseqüência de excesso de gordura no corpo.
Se você está querendo emagrecer pense na palavra “Tornar-se Saudável” esse é o segredo do emagrecimento. Nem que se torne saudável apenas por alguns dias para sentir uma evolução no que queira atingir de resultado, e se seu resultado ainda está muito longe deve se tornar saudável por mais tempo possível.
Boa Sorte!!
Dra. Janete Neves
Nutricionista e Personal Trainer

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time