BARRIGUDOS TÊM MAIS CÂNCER DE PRÓSTATA



Os homens com muita barriga são mais propensos a contrair câncer de próstata do que os que acumulam poucas gorduras na região abdominal, conclui um estudo realizado por cientistas do Instituto Alemão de Nutrição (Dife, na sigla em alemão) em Potsdam, próximo a Berlim.
De acordo com a pesquisa, divulgada hoje, após observar 153 mil homens, a relação entre o perímetro da cintura e o do quadril é a que melhor reflete o risco de ter este câncer.
Os cientistas suspeitam de que a gordura abdominal tenha uma influência negativa sobre o balanço hormonal.
Os homens com um coeficiente de cintura-quadril superior a 0,99 têm 43 % mais risco de ter câncer de próstata do que aqueles com um coeficiente inferior a 0,89.
Este coeficiente é obtido pela divisão do perímetro da cintura pelo perímetro do quadril.
Ambos os perímetros permitem tirar conclusões sobre o volume de gordura acumulada na região abdominal.
"Até agora sabemos pouco sobre a relação causal", reconheceu Heiner Boeing, um dos autores do estudo, que apontou a possibilidade de relação entre a gordura e o nível dos andrógenos (hormônios masculinos).
O relatório faz parte de um amplo estudo sobre a relação da alimentação com o câncer e outras doenças crônicas como o diabetes do tipo 2, intitulado "European Prospective Investigation into Câncer and Nutrition" (Investigação por Sondagens Sobre Câncer e Alimentação - Epic, na sigla em inglês) e iniciado em 1992.
Já é sabido que altos acúmulos de gordura abdominal elevam sensivelmente os riscos de infarto do miocárdio e de diabetes.

FONTE: G1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time