A importância da postura de meditação




A primeira coisa a aprender sobre meditação é como sentar de maneira eficiente.
Há dois princípios importantes que você precisa ter em mente no estabelecimento de uma postura adequada para a meditação.
  • A sua postura deve possibilitar que você relaxe e fique confortável.
  • A sua postura deve possibilitar que você permaneça alerta e consciente.

Ambas as condições têm uma importância essencial. Se você se sentir desconfortável, não será capaz de meditar por causa do desconforto. Se não conseguir relaxar, você não será capaz de apreciar a prática da meditação e, de modo igualmente importante, não conseguirá soltar os conflitos emocionais subjacentes às tensões físicas.
Tais considerações podem levar você a pensar que o melhor seria meditar deitado. Esta é uma má idéia! Se você deitar para meditar a sua mente ficará embotada, no melhor dos casos, e você poderá até mesmo adormecer. Caso já tenha feito uma aula de ioga que termina com shavasana (a postura do cadáver), em que as pessoas deitam no chão e relaxam, você deve ter notado que cerca de um terço dos alunos começa a roncar depois de cinco minutos.
Portanto esqueça a idéia de meditar deitado. A maneira mais eficiente de associar o relaxamento e a consciência é através de uma postura sentada. Você não precisa sentar de pernas cruzadas, nem mesmo sentar no chão.
Sentar-se de modo ereto possibilita a abertura do seu peito e assim você consegue respirar livremente. Isto, por sua vez, ajuda-nos a desenvolver e manter um estado alerta, mas relaxado de atenção.
Vamos mostrar como estabelecer uma postura eficaz em três posições: você pode se sentar em uma cadeira, ou sentar e dobrar as pernas lateralmente em torno de uma almofada alta ou sob um banco de meditação ou sentar de pernas cruzadas. Todas essas posições funcionam. O importante é você descobrir em qual delas se sente confortável.
Lembre-se: você pode achar que é mais legal sentar de pernas cruzadas, mas se não tiver a flexibilidade necessária para fazer isso, você simplesmente vai sofrer! Facilite as coisas para si mesmo. Escolha uma postura que seja adequada para você.

FONTE: Pt.wildmind.org

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time