Dicas para Controlar a Ansiedade



 Dicas para Controlar a Ansiedade

   

I - Exercícios para Controlar a Ansiedade

Andar de bicicleta: pedalar é uma atividade benéfica para o corpo e à mente.

Correr: é uma atividade física aeróbica, bastante indicada por especialistas. Pois exige bastante energia do corpo, produz mais endorfina e, consequentemente, aumenta a sensação de bem-estar. Age no controle da ansiedade e do estresse.

Meditar:  ajuda no funcionamento do corpo e no equilíbrio emocional, o que garante melhor qualidade de vida.

Atividades físicas: a forma mais simples de controlar a ansiedade é a prática de exercícios, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

Exercícios respiratórios: tente controlar a respiração Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo. Respire e inspire lentamente pelo nariz, com a boca fechada.

Relaxamento: em ambiente silencioso e fique deitado e respire pausadamente.

Evite pensamentos negativos, pensamentos ansiogênicos: evite pensamentos negativos que invadem a sua mente sem aviso.  Não se deixe levar pelo pessimismo.   Pensamentos ansiogênicos : “adjetivo: Capaz de induzir ou de causar ansiedade, desconforto físico ou psíquico. [Psicologia] Que causa sofrimento pela expectativa de que algo inesperado ou perigoso aconteça. Etimologia (origem da palavra ansiogênico). ânsia + o + gênico.”).

 

II - Cuidados com a Alimentação

Alimentos que pioram ansiedade: café, guaraná, bebidas alcoólicas, alimentos industrializados e à base de farinha branca.

Alimentos que melhoram ansiedade: alimentos à base de farinha integral, sementes (de abóbora, gergelim ou girassol), cereais e frutas cítricas. Invista em alimentos ricos em triptofano (aminoácido precursor da serotonina):  banana e o chocolate.

 

III - Chás

Chá que melhoram a ansiedade: passiflora, a melissa, camomila, valeriana, maracujá, lavanda e erva cidreira.

Chás que pioram ansiedade: chás com ação energética (como mate e preto).

 

IV - Suplementação

A ansiedade pode ser tratada com os seguintes suplementos:

5-HTP: o 5-hidroxitriptofano é um aminoácido não-essencial, produzido naturalmente pelo organismo. O organismo utiliza-o para o processo de produção da serotonina (neurotransmissor que atua regulando o humor). Níveis baixos de serotonina estão associados a alterações no humor e quadros de ansiedade e depressão. O  5-HTP é encontrado na forma de suplemento, extraído da planta Griffonia simplicifolia.

Magnésio:  mineral que atua no funcionamento muscular e neuromuscular, responsável pelo relaxamento dos músculos (entre outros). Tem a capacidade de melhorar a eficiência do sono. Magnésio é um ótimo aliado para quem sofre de ansiedade.

Matchá: chá feito com as folhas de Camellia sinensis (mesma planta do chá verde), contém L-teanina em sua composição (aminoácido com efeitos positivos no relaxamento da mente e do corpo, status emocional e qualidade do sono).

Maca Peruana: maca peruana (Lepidium meyenii), é um tubérculo originário do Peru, cultivada há mais de 2000 anos. Possui muitos benefícios, ente eles contribui para o tratamento de ansiedade.

Cúrcuma: conhecida também por açafrão-da-terra, a cúrcuma (Curcuma longa L.) é uma raiz de cor alaranjada, tem poder anti-inflamatório e antioxidante. Contribui para a diminuição dos sintomas de ansiedade.

Levedura de cerveja:  conhecida também por levedo de cerveja, contém grandes quantidades de vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, enxofre, fósforo, magnésio e zinco, que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Vitamina C:  é apontado por estudos como uma forma de ajudar a controlar quadros de ansiedade, depressão e estresse. Isso se deve ao fato da vitamina C ser um antioxidante.

Vitaminas do Complexo B: o complexo B é formado por  8 vitaminas (vitaminas anti-estresse), uma vez que são essenciais para combater os efeitos do estresse.

As vitaminas do complexo B são: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotônico), B6 (piridonxina), B7 (biotina), B9 (folato) e B12, todos ajudam a aliviar os sintomas de depressão, estresse e declínio mental relacionado à idade.

Selênio: antioxidante que atua contra a inflamação e favorece o suporte para uma boa função cognitiva.

Vitamina D: conhecida como a vitamina ” do sol”.  É vital para saúde mental.

Triptofano: aminoácido essencial, que o organismo não consegue produzir, devendo ser obtido a partir da alimentação ou suplementado. O triptofano ajuda na sintetização da serotonina (hormônio do prazer, melatonina e niacina); está associado ao tratamento e prevenção da depressão, ansiedade, insônia.

Taurina e a glutamina: eles aumentam a disponibilidade do neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Melatonina: produzida pela glândula pineal, é uma substância natural que é produzida durante a noite para regular os ciclos circadianos (dormir-acordar). A melatonina é um suplemento contra a ansiedade porque uma noite mal dormida ou a demora em adormecer contribuem para o aumento dos níveis de ansiedade.

Ômega 3: fundamental para o bom funcionamento do cérebro, os ácidos gordos ômega 3 que merecem maior destaque são o EPA e DHA. Além da suplementação com ômega 3, é importante uma dieta rica em peixes gordos e sementes para obter as doses diárias necessária  destes ácidos gordos e, assim, prevenir a ansiedade e depressão.

GABA (ácido gama-aminobutírico): aminoácido e neurotransmissor produzido pelo organismo, existindo também em suplemento. Sua ação bloqueia o stress e a ansiedade, desempenhando um efeito relaxante no cérebro. Níveis baixos de GABA têm sido observados nas perturbações do pânico, depressão, alcoolismo e perturbação bipolar.

Cálcio: ajuda a manter o equilíbrio eletrolítico no organismo, ente outras. A deficiência de cálcio pode provocar: agitação, depressão, palpitações cardíacas, insônia, irritabilidade.

Selênio: mineral antioxidante importante, protetor dos neurotransmissores.  Deficiências de selênio no organismo têm impacto negativo no estado de humor e promovem a ansiedade.

Zinco: mineral essencial com efeitos no sistema nervoso (e efeito relaxante). Pessoas que sofrem de ansiedade e depressão pode apresentar, deficiência de zinco. Importante suplemento na luta contra a ansiedade.

 Você poderá comprar seus suplementos aqui: 

Loja Hinode

Loja Magazine Luiza


V - Óleos Essenciais

A ansiedade pode ser tratada com os seguintes óleos essenciais:

Lavanda (Lavandula angustifolia): usada por nossos ancestrais por séculos, tem grande impacto no sistema nervoso autônomo; podendo aliviar sintomas relacionados à ansiedade e à depressão, além de também ajudar com enxaquecas.

Vetiver (Vetiveria Zizanioides):  possui propriedades antioxidantes, é sedativo; ajuda nos distúrbios do sono causados pela ansiedade e no esgotamento físico e mental; amenizar tensões resultantes de estresse, traz clareza mental e equilíbrio.

Bergamota (Citrus bergamia ):  reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, balanceando a atividade nervosa e diminuindo o estresse. Ér capaz de diminuir os níveis de glicocorticoides no organismo, hormônios que são responsáveis pelo aumento da ansiedade e do estresse.

Ylang Ylang (Cananga Odorata): promove o relaxamento, acalma e melhora a disposição, estimula sentimentos de coragem e otimismo. Quando utilizado frequentemente também reduz a ação do cortisol sérico no corpo.

Patchouli (Pogostemon Cablin):  ideal para pessoas que sofrem com excesso de trabalho e ansiedade crônica; tem ação calmante, ansiolítica e antidepressiva.

Néroli (Citrus Aurantium Amara): ideal para todos os problemas emocionais, é um tranquilizante natural para ansiedade;  combate à insônia . Ideal para a mente que nunca para.

Mandarina  (Citrus Nobilis): é ansiolítico, ou seja, possui forte ação sedativa nas tensões emocionais.

Laranja Doce (Citrus sinensis v.Dulcis.): é calmante, diminui o estresse, elimina o medo do desconhecido, é harmonizante e ansiolítico. Ajuda as pessoas a relaxar e descontrair.

Valeriana (Valeriana officinalis L., Valerianaceae): erva usada desde os tempos antigos. Promove o sono e acalmam, podendo ter um efeito sedativo leve.

Nardo  (Nardostachys Jatamansi):  usado para combater o stress, enxaqueca nervosa, insônia e arritmia cardíaca, equilibra o sistema neurológico. Ajuda na cura emocional doando coragem, perdão e segurança. Auxilia em desordens neurológicas do sistema nervoso como epilepsia e convulsões.

Jasmim (Jasminum Grandiflorum):  promove sensação de bem-estar aliviando a ansiedade. Acalma o sistema nervoso sem causar sonolência.

Manjericão-santo (Ocimum Sanctum): também chamado tulsi; muito promissora no tratamento do estresse físico e mental.

Manjericão-doce (Ocimun Basilicum):  devido os compostos fenólicos presentes no óleo ele ajuda a aliviar a ansiedade acalma a mente, aliviando o estresse. Verificou-se que esses compostos são menos sedativos que o diazepam.

Camomila Romana (Anthemis Nobilis): possui propriedades relaxantes e sedativas.

Rosa (Rosa Centifolia): óleo conhecido por relaxar os sentidos.

Olíbano (Boswellia): combate a depressão, o medo, os estados obsessivos e também à ansiedade.

Sálvia-esclareia (Salvia-sclarea):  Na Idade Média, a Salvia esclareia era conhecida como “oculus Christi”, ou seja, “o olho de Cristo”. tem propriedades calmantes; ajuda a controlar os níveis de cortisol nas mulheres. O cortisol é conhecido como hormônio do estresse. Níveis altos de cortisol podem aumentar o risco de ansiedade e depressão.

Gerânio (Pelargonium Graveolens): ajuda a diminuir a pressão arterial diastólica; combate a ansiedade.

Capim-cidreira (Cymbopogon Citratus): também conhecido como Capim Limão e Lemongrass, possui efeitos calmante e restaurador. Combate transtornos de ansiedade leves a moderados. Além de melhorar o sono.

Limão Tahiti (Citrus aurantifolia): proporciona autoconfiança, leveza, estímulo mental, trata ansiedade e depressão.

 Óleos essenciais compre aqui:

doTERRA

Loja Magazine Luiza

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nossa Equipe