Conhecendo o Kefir e Como Cultivar





Conhecendo o Kefir e Como Cultivar

O kefir é um leite fermentado produzido a partir dos grãos de kefir, também conhecidos como quefir, tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephirkiaphurkeferknaponkepiand e kippi. É um conjunto de bactérias e leveduras (fungos) favoráveis à saúde.
O termo deriva do turco keif que significa "bem-estar" ou "bem-viver"
De origem antiga era conhecido como a “bebida do profeta”. Teve sua origem nas montanhas do Cáucaso.  O leite fresco carregado em bolsas de couro poderia ocasionalmente fermentar, resultando uma bebida efervescente. Os grãos de kefir têm sua origem natural e semelhantes à um iogurte coalhado.
O kefir faz a fermentação do leite (vabra, coco, vaca,) e também o kefir pode ser feito com água.

No Brasil os libaneses, sírios ou turcos ou seus descendentes costumam fabricar o kefir utilizando grãos conservados por muitos anos. Também a adição, ao leite fervido e resfriado, de um pouco de miolo ou de fermento de pão, resulta num produto de odor alcoólico denominado Kefir ou Leben.
O kefir de água ou de leite devem ser usados junto com uma alimentação saudável.

Medicamentos nunca podem ser substituídos por kefir.

O kefir de água ou de leite devem ser usados junto com uma alimentação saudável.
Medicamentos nunca podem ser substituídos por kefir.

 O kefir de leite pode ser consumido por diabéticos o de água sob orientação medica pois contem açúcar.

Tipos de Kefir
Kefir de Leite
Feito pelas bactérias e leveduras presentes nos grãos de kefir de leite. Estas bactérias e fungos se alimentam da lactose (açúcar do leite) para crescer e se multiplicar.
Kefir de Água
Feita dos grãos de kefir de água mineral ou água de coco. Esta colônia se alimenta de açúcar mascavo que é adicionado a água.


Há um costume de que os grãos de Kefir podem ser apenas doados. A comercialização não é recomendada, embora exista a versão industrializada em pó.
Procure nos meios de comunicação social por doadores que você irá encontrar doadores de sementes.
O kefir industrializado não é tão nutritivo e benéfico quanto o kefir natural.

Quais são os benefícios do Kefir?
Ajuda nos problemas respiratórios: asma, bronquite;
Ameniza as gastrites;
Aumenta a imunidade;
Auxilia na construção de músculos, por ser um alimento proteico
Auxilia no emagrecimento;
Desenvolve e mantem o sistema nervoso saudável;
Efeito tranquilizador do sistema nervoso (sendo benéfico para quem sofre de depressão ou distúrbios do sono, por exemplo);
Evita infecções;
Evitar a candidíase e herpes de repetição;
Mantêm pele, cabelos e unhas saudáveis;
Melhora a flora intestinal e o funcionamento dos intestinos;
Ossos mais fortes.


Iniciando sua criação
Quando receber sua doação das sementes de kefir, coar e usar apenas os grãos.

Cuidados Necessários
·         Separe frascos esterilizados, peneira e colher apenas para manipular o kefir.
·         Devem ser utilizados apenas matérias de vidro ou plástico para manipular o kefir. Nunca metais pois podem matar as colônias.


Como fazer

Kefir de Leite
  • Coloque 1 colher de sopa de grãos de kefir de leite em um vidro esterilizado e adicione 500ml de leite em temperatura ambiente;
  • Cubra o pote com um papel toalha (ou gazes, um pano limpo e permeável) para que as bactérias possam respirar e se multiplicar; nunca fechar com tampa;
  • Deixe descansar em um lugar fechado, dentro de um armário por exemplo, por 12 a 36 horas, para ocorrer o processo de fermentação;
  • Quanto mais tempo o kefir ficar descansando, menos lactose ele terá. Pessoas com intolerância a lactose podem consumi-lo. Basta fermentar por mais tempo.
  • Coar com uma peneira de plástico usando espátula de silicone. Na peneira, ficarão os grãos de kefir. A parte líquida pode ser armazenada na geladeira em um frasco de vidro;
  • Adicione os grãos de kefir que ficaram na peneira em um pote de vidro ou plástico e adicione mais leite para continuar a produção de kefir.
  • Com o tempo, você perceberá que as colônias de grãos se tornarão maiores e você pode começar a doar grãos de kefir de leite.
  • A bebida poderá ser mantida na geladeira no máximo por uma semana. Se preferir manter em temperatura ambiente, é recomendado acrescentar mais líquido todos os dias.
  • Os grãos, devem ser colocados de volta ao leite (ou água) para repetir o processo de fermentação.

Kefir de Água
·         Use água filtrada;
·         Coloque 1 colher de sopa de grãos de kefir de água em um frasco esterilizado e adicione 250 ml de água filtrada ou mineral;
·         Cubra o pote com um papel toalha (ou gazes, um pano limpo e permeável) para que as bactérias possam respirar e se multiplicar; nunca fechar com tampa;
·         Deixe descansar em um lugar fechado, dentro de um armário por exemplo, por 12 a 36 horas, para fermentar;
·         Coar com uma peneira de plástico usando espátula de silicone. Na peneira, ficarão os grãos de kefir de água. A parte líquida pode ser armazenada na geladeira em um frasco de vidro;
·         Adicione os grãos de kefir que ficaram na peneira em um pote de vidro, adicione mais água e açúcar mascavo para continuar a produção de kefir.
·         Com o tempo, você perceberá que as colônias de grãos se tornarão maiores e você pode começar a doar grãos de kefir de água.
·         Tanto o kefir de leite, quanto a água fermentada de água podem ficar armazenados na geladeira por 7 dias.
·         O kefir de água com açúcar mascavo possui sabor efervescente e ácido. Lembra caldo de cana, um refresco ou guaraná sem gás

Congelamento
·    Os grãos de Kefir podem ser congelados. Basta tirar todo o líquido fermentado  e colocá-los em um recipiente limpo e tampado no congelador. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente.
   Kefir de água pode ser preservado da seguinte forma, guardada sem água e açúcar mascavo em vidro bem fechado com tampa. Se for mais de 2 a 3 dias, pode-se congelar os grãos.

Como Consumir o kefir de leite
- Ideal o consumo de 1 copo de 200ml.       
- Pode substituir o iogurte e pode ser consumido com frutas, canela, leite de coco, noz moscada, amêndoas.
- Molho para saladas, sendo temperadas Limão, sal, e orégano.
- Pode ser batido com frutas.
- Pode ser misturado a frutas, mel aveia ou de acordo com a sua preferência.
- Fazer maioneses.

Como Consumir o kefir de água
- Ideal o consumo de 1 copo de 200ml.
A água fermentada pode ser batidos com frutas no liquidificador.
O líquido deve ser ingerido em jejum, 15 minutos antes do café da manhã, ou antes de deitar, após 60-90 minutos da última refeição.
Pode ser tomado em temperatura ambiente ou gelado (mas não deixe na geladeira por mais que um dia). Não misture a sucos de frutas, pela acidez.
Propriedades do kefir                                      
Probióticos:
são microrganismos vivos que auxiliam no trato intestinal, favorecem a digestão e melhoram a saúde do organismo. Essas bactérias auxiliar na síntese de algumas vitaminas, (B12 e a K), melhorando o aproveitamento nutricional dos alimentos.
- os microrganismo presentes são variados, sendo que os Lactobacillus compõem a maior parte dos grãos.
Bactérias: Lactobacillus (acidophilus, brevis, casei, bulgaricus, delbrueckii, gasseri, lactis, helveticus, kefiranofaciens, kefiri, paracasei, plantarum, rhamnosus, sake, cremoris), Lactococcus lactis, Leuconostoc (cremoris, dextranicum, mesenteroides), Streptococcus thermophilus, Bifidobacterium bifidum, Acetobacter.
Leveduras: Saccharomyces (cerevisiae, martiniae, unisporus), Chamaerops humilis, Kazachstania (unispora, exigua), Kluyveromyces (siamensis, lactis, marxianus).
Contém sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre, molibdênio, manganês e zinco), vitaminas (A, complexo B, C, D, E, K2) e aminoácidos essenciais (metionina, cisteína, triptofano, fenilalanina, tirosina, leucina, isoleucina, treonina, lisina e valina).

 Contraindicações do Kefir

Pessoas com determinados tipos de câncer no trato gastrointestinal.
Não se consumir 2 horas antes nem 2 horas após administração de medicamentos que contenham bifosfanato, fluoretos ou tetraciclinas, apenas para evitar que interfira na absorção do medicamento"
Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também não devem tomar em excesso devido a vitamina K presente, sendo indicado uma taça diária.


0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time