Para melhorar o EPOC, quais exercícios utilizar?

Antes de tudo vamos explicar o que é catabolismo e anabolismo, pois acredito que muitos dos leitores do blog não sabem o que cada um significa. O Anabolismo demanda para sua ocorrência a oferta de energia e substratos necessários às suas reações, sendo responsável pelo crescimento, regeneração e manutenção dos diversos tecidos e órgãos presentes no organismo. E o Catabolismo ocorre quando o organismo esta sem energia suficiente e busca obter esta por intermédio da destruição de seus próprios tecidos e reservas, acarretando a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia.
(Fonte: http://www.saudeja.com.br/)
Com o consumo excessivo de O2 pós exercício (EPOC) ocorrendo quando fazemos exercícios de alta intensidade, conseguimos aumentar o metabolismo mesmo horas depois de ter parado de se exercitar. Isto é uma ferramenta interessante para pessoas que buscam resultado com mais rapidez, mas devemos ter alguns cuidados.
O consumo exagerado de energia sem reposição pode ser uma arma contra seu’organismo, pois se você não tiver energia para ocorrer o anabolismo, seu corpo vai catabolizar sua proteína intramuscular, ou seja, vai perder massa magra. Ingerir pouca caloria por dia , faz com que nosso organismo, após um exercício intenso, utilize a molécula de proteína, pois além de ser uma maneira mais simples para nosso organismo, é mais facil quebrá-la e transformá-la em energia comparado a gordura.

Em uma pesquisa feita na Universidade de Wisconsin, os pesquisadores Schuenke, Mark D., et al., analisaram 7 garotos saudáveis com média de 22 anos, fizeram um teste de repetição máxima e descubriram a carga para fazer no máximo 10 repetições com os exercícios de Supino reto, primeiro tempo do Arremesso e Agachamento. Montaram um circuito de 31 minutos de 4 séries até a falha das repetições de cada exercício.
Com esta pesquisa, analisando o VO2, conseguiram descobrir um resultado significatovo de até 43 horas de EPOC.

Os autores concluem que o esforço aplicado em circuito, utilizando grupos musculares grandes, fazem com que o organismo tente catabolizar por mais tempo, por isso é indicado descansar e se alimentar corretamente, para utilizar o EPOC de forma correta, ou seja, anabolizando.
Treine forte, mas não esqueça que seu descanso e alimentação estão em primeiro plano, pois sua balança energética pode ficar negativa de mais, seu peso diminuirá mas sua gordura não.
Procure um profissional especializado para retirar mais dúvidas.

Prof. Rafael Bello Pereira – twitter @profbello
CREF 007448 – G/SC

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time