Entendendo o processo da Lipólise


Complementando o post anterior ...veremos a seguir como ocorre a decomposição química e libertação de gordura a partir de tecido adiposo.
A hidrólise dos Triacilglicerois ocorre através de 3 reações consecutivas sendo catalisadas por suas enzimas: a Lipase Hormônio Sensível – HSL (como o próprio nome diz é sensível à hormônios, sendo inibida pela Insulina, logo a falta de é favorável para o processo), a qual catalisa a hidrólise dos TAG  e diacilglicerois, e a Lipase de moacilglicerois – MGL ,que é requerida para a hidrolise completa dos monoacilglicerois.
O HSL atua separando duas moléculas de ácidos graxos do glicerol, o resultado de tal quebra será dois ácidos graxos livre e um monoglicerideo (um glicerol e um ácido graxo). O ácido graxo sofrerá da enzima MGL, dessa forma o resultado final da lipólise será três ácidos graxos livre e um glicerol. É importante observar que a HSL é a responsável pela velocidade desse processo estimulada pelos hormônios: glucagon, adrenalina, GH, T3 e T4.
       
Após a degradação dos triglicerídeos, os ácidos graxos e o glicerol irão para a circulação sanguínea, porém o glicerol não é aproveitado totalmente no tecido adiposo, já que não possui quantidade necessária de enzima (glicerolquinase) para resintetizá-lo, e grande parte será captado pelo fígado onde será utilizado como precursor da gliconeogênese.
Os ácidos graxos serão liberados na circulação pelo plasma sanguíneo associados à albumina (principal proteína do sangue), estes quando entram nos hepatócitos serão ativados com ATP e CoA para formarem acil-CoA. O ultimo entrará em uma via cíclica de 4 reações, em cada ciclo o acil-coa perde 2 carbonos na forma de acetil-coa. A oxidação de acil-CoA, produzindo acetil-CoA, é chamada β-oxidação (ou Ciclo de Lynen) e ocorre na matriz mitocondrial.
O acetil-CoA ativará o Ciclo de Krebs formando NADH e FADH2, os quais serão transferidos para a cadeia de transporte de elétrons que finalmente vai gerar ATP (serão gerados 131 ATP após a degradação completa da cadeia respiratória).



A albumina que foi associada aos AGs irá transporta-los até os músculos, porém se estes não forem utilizados como energia retornarão e serão reconstituídos como triglicerídeos. O mais importante de conhecer esse processo é entender como é realizada a quebra dessa gordura e dessa forma diminuir o risco da Obesidade.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time