O que são Artes Marciais:

 
 
Artes marciais são um conjunto de técnicas de luta individual. Algumas das artes marciais mais conhecidas são kung fu, caratê, judô, aikido, krav magá, judô, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo.
As primeiras artes marciais surgiram no Extremo Oriente e começaram por ser métodos de manejo de armas brancas e processos de defesa pessoal com ou sem armas, daqui o seu designativo marciais ou guerreiras. Posteriormente estas adquiriram a forma de atividades esportivas, em ordem à obtenção do aperfeiçoamento físico e mental. Secundariamente as técnicas neste esporte podem ser usadas como arma eficaz de defesa pessoal.
As artes marciais podem ser consideradas sob diversos aspetos. Enquanto método de educação física, promovem o desenvolvimento harmonioso de todas as partes do corpo, aumentando a agilidade das articulações, a correção da coluna vertebral, o controle da respiração, o relaxamento dos músculos com o aumento da sua potência. Enquanto técnica de aproveitamento de recursos humanos, levam ao estudo do equilíbrio, ao conhecimento das potencialidades energéticas e seu adequado uso, à educação e desenvolvimento dos reflexos.
Enquanto processo de formação moral, promovem a coordenação física e mental, propiciando o cultivo do perfeito domínio próprio, da coragem, da honra, da lealdade, da modéstia e da bondade. Atualmente as artes marciais são praticadas como esporte de massas e como esportes de alta competição (é o caso do judô e caratê). Na maioria dos casos as artes marciais cultivadas incluem apenas os recursos pessoais. Mas há algumas (por exemplo o kendo e o kobudo) que se praticam com armas brancas.
As artes marciais mais aperfeiçoadas e com maior projeção internacional são as artes marciais chinesas, coreanas, indonésias e japonesas.
A luta no Japão vem de eras remotas. Alguns historiadores acreditam que foram as artes marciais que decidiram em 859 qual dos dois filhos do imperador Buntoku subiria ao trono. A partir de 1200 os samurais, guerreiros por excelência, cultivaram as técnicas de combate corpo-a-corpo destinadas a assegurar a vitória mesmo no caso de se encontrarem desarmados.
O progresso obtido ao longo dos séculos originou o profissionalismo das artes marciais, que viria a consubstanciar-se na prática do jiu-jitsu (jiu - suavidade + jitsu - técnica). Deste, em 1882 nasceu o judô (jiu ou ju - habilidade + do - via), cujo criador foi o japonês Jigoro Kano (1860-1938). Como prova esportiva tem campeonatos mundiais desde 1956, tendo começado a fazer parte das Olimpíadas em 1964. Ao contrário do judô, no caratê (kara - vazia + tê - mão) não há luta corpo-a-corpo. Nesta arte marcial visa-se derrubar o adversário mediante a técnica de golpes vibrados pelos pés e pelas mãos. O caratê, na sua forma atual, surgiu por volta de 1920, sendo o seu autor o japonês Gichin Funakoshi (1869-1957). Desde 1970 realizam-se campeonatos mundiais desta modalidade esportiva.
Uma arte marcial mais recente é o aikido, fundada por Morihei Ueshiba (1883-1969), uma arte marcial que é considerada a síntese de numerosas modalidades de artes marciais japonesas.

Artes marciais brasileiras

Algumas das artes marciais brasileiras mais conhecidas são o jiu-jitsu brasileiro, a capoeira e o kombato. Existe também uma modalidade brasileira chamada "Vale tudo" (tornada conhecida graças aos irmãos Gracie), onde lutadores especializados em diferentes artes marciais podem se enfrentar.

Artes Marciais Mistas

As artes marciais mistas, conhecidas pelas siglas AMM ou MMA (esta última deriva do inglês: mixed martial arts) é um esporte de combate que combina a luta em pé mas também inclui técnicas de submissão e de luta no chão. As artes marciais mistas incluíram algumas regras ao Vale tudo, sendo que esta modalidade caiu em desuso.
Os atletas que praticam artes marciais mistas praticam vários tipos de artes marciais, para terem uma melhor preparação e conhecimento de várias técnicas que permitam derrotar o seu adversário. O torneio mais conhecido de artes marciais mistas é o UFC (Ultimate Fighting Championship), que tem como uma das maiores estrelas o lutador brasileiro Anderson Silva.

FONTE: Significados.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time