Cancro da pele: auto-exame


Todos os anos são registados a nível mundial entre 2 a 3 três milhões de cancros da pele não-melanomas e mais de 130 mil casos de melanomas malignos. Para qualquer tipo de cancro e, em especial, no caso do melanoma, o despiste precoce é de extrema importância e pode evitar problemas mais graves de futuro.
De acordo com os dermatologistas, é aconselhado que as pessoas façam com alguma regularidade um auto-exame da sua pele, a fim de, numa fase inicial, conseguirem detetar algum problema. Este auto-exame consiste em gestos simples que permitem identificar os primeiros sinais de “perigo”.
O objetivo é conseguir identificar mudanças em sinais suspeitos e na própria pele, recorrendo posteriormente a um dermatologista para exames mais minuciosos e despiste de potenciais problemas.

Como fazer o auto-exame

O auto-exame é um procedimento bastante rápido (cerca de 10 minutos), mas que deve ser minucioso e repetir-se 2 a 3 vezes por ano. Para fazer o exame aconselhamos que se coloque num local com boa luminosidade, que tenha à sua disposição um espelho grande onde consiga visualizar a totalidade do corpo, outro mais pequeno, um secador e uma cadeira.
Durante o auto-exame preste bastante atenção ao aparecimento de novos sinais ou alguma modificação nos já existentes, especialmente em relação aos seguintes pontos:
  • Assimetria – Se a forma é irregular e não redonda
  • Bordo – Se o contorno é irregular e mal delimitado
  • Cor – Se o sinal não apresenta uma cor uniforme
  • Diâmetro – Se o diâmetro é superior a cinco milímetros
  • Espessamento – Se o mesmo for recente
De seguida mostramos um passo-a passo para fazer o auto-exame à pele. Procure por manchas de cor ou novos sinais.
  1. Comece por examinar minuciosamente o seu rosto. Dê especial atenção à zona do nariz, os lábios, a boca, em redor dos olhos e as orelhas (inclusive a parte de trás). Nos locais com menor visibilidade utilize o espelho. Para examinar o interior da boca utilize uma lanterna.
  2. Não se esqueça de examinar a cabeça e couro cabeludo. Com recurso a um secador (com temperatura baixa) abra o cabelo, mostrando mais facilmente o couro cabeludo.
  3. Observe calmamente as mãos, os pulsos e os antebraços.
  4. Coloque-se em frente a um espelho grande, que lhe permita visualizar a totalidade do seu corpo. Observe os cotovelos, sovacos e braços.
  5. De seguida, examine a zona do pescoço e do peito. No caso das mulheres é importante observar minuciosamente também por baixo do peito, especialmente na zona da dobra.
  6. De costas para um espelho grande, segure num espelho pequeno na mão e inspecione a parte de trás do pescoço, ombros e braços. De seguida faça o mesmo para a zona das pernas e rabo.
  7. Para finalizar o auto-exame, sente-se numa cadeira e apoie a perna num banco ou outra superfície. Use o espelho de mão para examinar os genitais. Examine cuidadosamente as pernas, os tornozelos e os pés. Não esqueça de verificar entre os dedos dos pés e sola, zonas frequentemente esquecidas.
FONTE: Vidadequalidade.org
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com
83 98730 5644 (só mensagem).

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Our Team Memebers