Musculação na Adolescência - Aspectos positivos e negativos:




  Hoje em dia é muito comum encontrar nas academias adolescentes fazendo musculação. Inclusive nas academias já encontraram crianças fazendo exercícios de alongamento, flexibilidade e fortalecimento articular e muscular a partir dos 10 a 12 anos de idade. Isto ocorre pois o índice de patologias que envolvem crianças e adolescentes com problemas de saúde como colesterol alto, obesidade infantil, problemas posturais, diabetes, dentre outras, são cada vez maiores em crianças de todo o mundo. 

  Sobre a musculação em adolescentes em princípio não há nenhum aspecto que proíba o mesmo de fazer musculação. A musculação bem orientada por um Prof. de Educação Física habilitado fará com que este adolescente tenha um desenvolvimento normal, com as articulações, músculos, ligamentos e ossos muito fortalecidos. Junto com a musculação é indicado que este adolescente faça um exercício aeróbio e assim exercitar o sistema cardiovascular e manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade. 

  O aspecto negativo da musculação na adolescência é quando o aluno começa a colocar muita carga ou peso no seu treinamento sem que o professor responsável tenha conhecimento desse fato. Quando isto ocorre pode ocorrer lesões musculares, encurtamento de músculo, ocorrendo assim uma diminuição da flexibilidade e limitação do movimento da musculatura envolvida. Ocorre também desvios posturais devido o aluno fazer mais exercícios para um grupo muscular específico e esquecer do outro grupo muscular. Os alunos devem ser mais vigiados em academia para não deformar seu corpo com o excesso da musculação. Finalizando, devemos entender que em uma academia é complicado que dois ou três professores atenda 20, 30 alunos de uma vez só. Não da pra ter um acompanhamento o tempo todo para ver se o aluno está executando o movimento corretamente, se ele está seguindo o treino de forma ideal. Esses aspectos negativos podem ocorrer devido a este detalhe.

  Agora se o aluno estiver com um acompanhamento exclusivo e individualizado por um Personal Trainer, consequentemente não terá de se preocupar com estes aspectos, pois ele estará fazendo um treino bem orientado e acompanhado de perto o tempo todo, certamente ele colherá bons frutos para seu desenvolvimento a fase adulta!

Prof. Ricardo Romano.

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time