Benefícios do treino aeróbico e anaeróbico



Durante os exercícios aeróbicos, um atleta mantém um ritmo firme por um período prolongado de tempo e o corpo depende do transporte de oxigênio. Por outro lado, nos exercícios anaeróbicos o corpo deve fazer uso de fontes de energia que não possuem oxigênio. Combinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos na rotina de treino pode melhorar a força, explosão, estamina e resistência do atleta.

Treino aeróbico

Quando a energia é derivada aerobicamente, o oxigênio é utilizado para metabolizar substratos dos depósitos de energia e passar energia aos músculos. Um atleta que treina resistência obtém a maior parte de sua energia de forma aeróbica, ou sem perda de oxigênio. O elemento chave para o treinamento aeróbico é o movimento contínuo. Projetados para aumentar a capacidade cardiorrespiratória, os exercícios aeróbicos requerem de 15 a 20 minutos de atividade física em um ritmo de 70% a 90% de sua frequência cardíaca máxima, praticados 3 vezes por semana. Atividades de resistência como bicicleta, corrida e natação são exemplos de atividades aeróbicas.



Rotina de treino aeróbico

Criada para aumentar a resistência e a estamina, a rotina de treino aeróbica dura mais do que a anaeróbica, mas não causa tanto estresse no organismo. Quando estiver planejando sua rotina de treino aeróbica, é importante que você mantenha um ritmo firme, porém confortável, para que consiga mantê-lo durante um longo período. Além disso, para melhorar sua resistência, o treino deve imitar em duração a atividade para qual o atleta está treinando. Atletas focados em treinarem apenas exercícios aeróbicos podem notar uma queda em sua força e explosão, de acordo com o Instituto Americano de Medicina Esportiva.

Treino anaeróbico

Qualquer atividade intensa que dure de 30 segundos a 2 minutos será um treino anaeróbico. Diferentemente dos treinos aeróbicos, que focam em manter o ritmo, exercícios anaeróbicos são mais curtos e mais intensos. Durante esse tipo de treinamento, o oxigênio não consegue seguir o ritmo do corpo para lhe enviar energia e, por esse motivo, o corpo tem que utilizar fosfatagem e ácido lácteo. Treinar com intervalos pré-definidos faz uso e fortalece o sistema de energia anaeróbica.

Treinos com intervalos pré-definidos

Treino com intervalo pré-definido é um programa de condicionamento que estressa o corpo, de modo a obter melhora no desempenho da velocidade, força e resistência. Alternando entre a intensidade máxima com períodos mais leves, como, por exemplo, correr em velocidade máxima por um tempo determinado e depois diminuir o ritmo para esfriar o corpo por outro tempo determinado, faz com que o corpo seja levado ao extremo, mas sem lhe dar o tempo suficiente para que interprete seu descanso como pausa no exercício. Esse tipo de treinamento dá ao atleta a chance de tolerar e fazer uso de uma alta concentração de ácido lácteo, que se forma durante atividades anaeróbicas. Embora o treino com intervalos pré-definidos foque majoritariamente treinos anaeróbicos, ainda assim, ele melhora o sistema cardiovascular, de acordo com a Mayo Clinic.

Combinando treino aeróbico e anaeróbico

Para que uma rotina de treino seja efetiva, ela deve satisfazer as necessidades individuais de cada atleta. No entanto, ao combinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos em um só plano de treino, atletas podem melhorar a resistência, estamina, força e explosão. Pessoas que treinam para percorrer grandes distâncias deverão certificar-se de que a maioria do seu treino é composta por exercícios aeróbicos, com exercícios anaeróbicos intercalados. Atletas que fazem uso de explosão e força devem focar nos treinos com intervalos pré-definidos e misturá-los com alguns exercícios aeróbicos. Quando estiver criando sua rotina de treino, o mais importante é lembrar-se de que não deve forçar o seu corpo ao ponto de sofrer uma lesão.

FONTE: Ehow.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time