Desmistificando os Suplementos Alimentares

suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são classificados em diversos tipos e variedades, cada um destinado para uma determinada função específica. Muitas pessoas ainda mistificam muito esse aliado que a ciência nos trouxe para:
Emagrecer: Bloqueadores de Carboidratos; Óleo de Cártamo… Queimadores de Gorduras: aceleradores metabólicos, termogênicos… Ganho de Massa Magra: BCAA, Whey Protein… Repositores energéticos: Maltodextrina, Dextrose… Imunidade: Glutamina Vitaminas e Minerais: unha, cabelo, pele, ansiedade, estresse, sono…


Suplementos podem e devem ser utilizados em treinos ou competições quando:
Há uma dificuldade em ingerir as calorias suficientes para repor o que o atleta gasta durante o treino ou competição;
Deseja-se diminuir o bolo fecal para evitar evacuação durante a competição;
Pretende-se fazer uma supercompensação com CHO e não existe abundância de alimentos ricos em CHO ou as condições de higiene e preparo não são favoráveis;
Existe a necessidade de recuperação pós-esforço combinada com situações de falta de apetite;
O indivíduo passa por uma situação temporária de restrição alimentar e
Competições e treinos longos que necessitam do consumo de CHO para serem mantidos em níveis de volume e intensidade aceitáveis.


acao-suplementos-organismo


Suplementos e exercícios de força
Sem dúvida o grande vilão do mercado de suplementos está em cima dos produtos para ganho de massa muscular, principalmente aqueles à base de proteína concentrada.
Contrariando a crença popular, durante o exercício de endurance o corpo usa mais proteína do que durante o exercício de força com sobrecarga. Mas quem faz uso do suplemento alega que a proteína é importante durante a recuperação, o que é verdade, mas também é verdade que a proteína da dieta normal quase sempre é suficiente ou excessiva.
Uma das alegadas vantagens dos suplementos protéicos como o Whey Protein e PowerMax, seria a sua rapidez de absorção. Realmente os hidrolisados de proteína são mais rapidamente digeridos, mas dois aspectos chamam a atenção: 1. Existe evidência de que as proteínas de rápida absorção como o whey protein ficam menos tempo circulantes e 2. Normalmente os fisiculturistas e as pessoas que buscam hipertrofia muscular fazem refeições a cada 2-3 horas. Com esse regime de horários não é possível existir queda nos níveis de aminoácidos, portanto, a velocidade de absorção é indiferente.
Uma refeição que contenha caseína mantém os níveis de aminoácidos aumentados por 7 horas, questionando também a necessidade em se fazer refeições tão próximas.
Não se nega o fato da maior necessidade protéica em atletas de exercícios de força, a questão é que na maioria dos casos o consumo de proteína já é várias vezes acima do necessário.

A suplementação com proteína pode ser indicada nos casos em que:
Existe uma necessidade real em se aumentar o aporte protéico e isso deve ser feito sem incrementar o conteúdo de gordura da dieta;
A dieta deve ser complementada porque o indivíduo não tem condições no dia-dia de consumir proteína (mora sozinho, sem tempo de cozinhar, etc.) e
Indivíduos que precisam passar por restrição calórica e não desejam perder massa magra.


Para quem visa aumento de massa muscular e vai consumir algum suplemento, o melhor horário é assim que encerre os exercícios. Testes feitos com bebidas contendo CHO e proteína ingeridas logo após o treino indicam que a síntese protéica foi aumentada nessa situação.
Algumas pesquisas estão sendo feitas com a estratégia de ciclos de proteína. Alternando dias de baixo consumo com períodos de alto consumo supostamente a absorção das proteínas seria melhorada, mas os resultados ainda são muito imprecisos e duvidosos.

Contatos:
Dr. Marco F. Jafet
Nutricionista – CRN3 18105
Consultório: 11 3849-0592/8512
E-mail: marcojafet@jafetnutricao.com.br
FONTE: jafetnutricao.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com
83 98730 5644 (só mensagem).

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Our Team Memebers