Treino Intervalado, atrelando musculação aos aeróbicos melhore seu físico perdendo peso‏

Partindo do princípio que em musculação é importante saber que objetivos se quer alcançar, o treino intervalado é uma forma de atrelar os exercícios de musculação de forma mais eficiente juntamente com exercícios aeróbicos nos intervalos. Esses "intervalos" referem-se à variação de momentos intensos e leves durante o exercício. Ou seja, consiste em alternar a intensidade do exercício, intercalando picos de esforço (em um ritmo moderado ou forte), com pausas de recuperação (em ritmo leve).
 


Essa forma de treino é indicada principalmente para quem quer iniciar um treino para uma competição (por exemplo) e ideal para quem quer perder peso. Por conta da atividade aeróbica de alta intensidade por curtos períodos de tempo são muito mais eficientes, pois aumentam a resistência física, conduzem à melhora cardiorrespiratória e reduzem a gordura corporal acumulada. Isso faz com que essa modalidade de exercícios seja mais eficiente para emagrecer.

O treino intervalado surgiu na Alemanha, por volta de 1939, comumente aplicado em atletas para futuras competições olímpicas. Porém, diante de benefícios como a melhora do condicionamento cardiorrespiratório e uma maior queima de calorias em comparado à exercício feito no mesmo ritmo e o incremento de atividades repetitivas. Sendo assim esse tipo de treino se tornou cada vez mais popular e é aplicado com sucesso nas academias e por Personal Trainers.
 

Este é sem dúvida, um grande estímulo para pessoas que consideram que o seu treino está chato, monótono ou fácil de ser executado. Porém é recomendável de início uma avaliação física que inclua teste ergoespirométrico, avaliando o desenvolvimento cárdio-respiratório. Durante o treino é importante, pelo menos no início, acompanhar os batimentos cardíacos, o que induz a praticar esse tipo de treino sempre acompanhado. De início é imprescindível seguir o treino montado pelo professor (ou personal) baseado no seu condicionamento físico e com alternância de intensidades proporcionais a esforço e recuperação (quanto maior o esforço, maior deve ser a recuperação). 
O alongamento é outro fator primordial, já que será trabalhada a parte aeróbica com corrida e/ou bicicleta, além dos exercícios localizados. O alongamento deve ser feito antes e depois do treino. Treino esse que pode ser feito em dias alternados, de 3x a 4x por semana, dependendo do objetivo e disposição de cada um. O treino pode ser feito na seguinte seqüência: 10 min. de esteira ou bicicleta, um exercício muscular (você deve escolher que grupo irá trabalhar) de 15 repetições e uma série de abdominal, pausa para descanso; e volta a repetir a sequencia.

Sendo assim, cai o mito de que só atividade aeróbica é o indicado para perda de peso. Pois a musculação é um excelente meio de se reduzir o percentual de gordura, proporcionando ainda mais benefícios. Com o treino com pesos, intervalados com aeróbicos, irá estimular a síntese de proteínas musculares resultando numa melhora estética tais como  funções do aparelho locomotor. Os benefícios desse tipo de treino são mais duradouros devido à manutenção e elevação do metabolismo de repouso, que está relacionado com a massa muscular.

FONTE: Revista-mensch.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time