Equipe masculina é bronze no Mundial de Salvador


A seleção masculina de judô conquistou neste domingo, dia 28, a medalha de bronze do Campeonato Mundial por Equipes 2012, disputado em Salvador, na Bahia. O Brasil bateu a França no duelo pelo terceiro lugar do torneio com o placar de 3 a 2, vitórias de Luiz Revite (66kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Rafael Silva (+90kg). A Rússia ficou com a medalha de ouro, enquanto o Japão foi prata. O outro terceiro colocado foi a Geórgia. O resultado dá ao Brasil a sexta medalha em mundiais por equipe e iguala o feito da equipe feminina, que no sábado também ficou com o bronze no Mundial de Salvador. A equipe masculina tem quatro pratas (1998/2007/2010/2011) e dois bronzes (2008/2012).

A disputa de medalha de bronze teve momentos de pura emoção. Com a Arena lotada, os 2 mil torcedores empurraram a seleção brasileira no confronto com os franceses. Luiz Revite (66kg) foi o primeiro a entrar no confronto e venceu, por yuko, o campeão mundial por equipes de 2011 Dimitri Dragin. No segundo confronto, Bruno Mendonça (73kg) sofreu um ippon de Jonathan Allardon. Os franceses viraram a disputa com mais um ippon, desta vez de Loic Pietri sobre Victor Penalber (81kg). Aos 22 anos e convocado para substituir o medalhista olímpico Tiago Camilo, Eduardo Bettoni viu recair sobre seus ombros uma grande responsabilidade. Com seis segundos para o fim da luta, o brasileiro perdia por yuko. Empurrado pelos torcedores e pelos colegas de equipe, Eduardo conseguiu um ippon com quatro segundos para o fim da luta, levando a Arena do Mundial de Salvador ao delírio. Após o empate, Rafael Silva viu o francês Matthieu Thorel fazer um ataque ilegal às suas pernas e ser eliminado do combate.


“Eu nunca desisti na vida e não seriam os poucos segundos que restavam no placar que iam me fazer aceitar a derrota. Estou muito contente, não tenho palavras”, disse, emocionado, Eduardo Bettoni. “Tirei de dentro de mim, do coração, toda a força para levantar e jogar o francês”, revela.


O Brasil fez sua estreia no Mundial por Equipes de Salvador contra a Rússia e foi superado por 3 lutas a 2, com vitórias de Bruno Mendonça (73kg) e Rafael Silva (+90kg). Pela repescagem, a seleção não teve dificuldades de passar pela Argélia, com 5 a 0 no placar e vitórias de Luiz Revite (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Victor Penalber (81kg), Eduardo Bettoni (90kg) e David Moura (+90kg).


Para Luiz Revite, a equipe soube assimilar bem a derrota para a Rússia nas quartas-de-final.


“Perdemos para a Rússia, mas não abaixamos a cabeça e fomos buscar este bronze como se fosse o ouro”, conta Revite.


Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, o peso pesado Rafael Silva afirma que a vitória emocionante de Eduardo Bettoni foi o ingrediente que faltava para ele entrar ainda mais confiante para buscar o ponto decisivo do confronto.


“Entrei numa situação complicada, onde meu ponto seria decisivo para a medalha do Brasil, mas, a forma como o Eduardo venceu foi incrível e, se já estava confiante, fiquei ainda mais empolgado. Era importante o Brasil estar no pódio numa competição dentro do nosso país”, diz Rafael Silva.


O coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, relembrou que o placar sobre os franceses foi o mesmo da final entre os dois países no Campeonato Mundial por Equipes de 2011, disputado em Paris. Só que naquela ocasião a França levou a melhor e ficou com o ouro.


“Foi um grande teste para esta geração de atletas. Usamos neste mundial uma equipe bastante renovada e este bronze vale ouro”, diz Ney Wilson.


A seleção masculina medalha de bronze no Mundial por Equipes de Salvador foi formada por Leandro Cunha (66kg), Luiz Revite (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Felipe Costa (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Henrique Silva (90kg), Rafael Silva (+90kg) e David Moura (+90kg).



RESULTADO FINAL DO CAMPEONATO MUNDIAL POR EQUIPES 2012


1º - RÚSSIA

2º - JAPÃO
3º - BRASIL
3º - GEÓRGIA
5º - CORÉIA DO SUL
5º - FRANÇA
7º - CUBA
7º - ARGÉLIA



FONTE: Cbj.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com
83 98730 5644 (só mensagem).

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Our Team Memebers