Série campeã para corrigir a postura


A sua postura não é das melhores e as dores nas costas parecem não ter fim. Além de ajuda r você a perder peso (o que já traz melhoras para a coluna, que não precisa fazer tanta força para permanecer alinhada), os exercícios físicos têm outro efeito: fortalecem os músculos das costas e do abdômen, ajudando suas costas a entrarem na linha.

Achou estranho fortalecer o abdômen para ajeitar as costas? Mas é isso mesmo: com os músculos da barriga fortalecidos, há formação de uma espécie de muro de arrimo para coluna, que não se curva buscando compensar a falta de sustentação.

"Sentar-se ou ficar de pé, simplesmente, são movimentos que causam incômodos quando a coluna está prejudicada", afirma o personal trainer e especialista do MinhaVida, Ivaldo Larentis. "A série certa de treino, no entanto, pode ajudar no combate deste mal". ´Só não se esqueça de consultar um ortopedista antes de praticar os movimentos, principalmente se você estiver sentindo dores. Caso haja alguma inflamação, primeiro é necessário tratá-la com remédios e repouso.

Passada esta fase, é hora de agir. A série abaixo, montada por Ivaldo, vem no capricho para quem está em busca de uma postura impecável. As dores nas costas vão sumir, a barriga vai parecer menor e até a digestão sai ganhando (com a coluna no lugar, seus órgãos não são pressionados e podem trabalhar de maneira mais eficiente).

1. Puxada frontal (é feito em um aparelho especifico, onde você fica sentado e puxa uma barra na direção dos ombros). "Este exercício ajuda na colocação da coluna vertebral na posição correta, mantendo o peitoral estufado. Ele também fortalece a musculatura para manter a postura natural, prevenindo dores na região dorsal-toráxica", explica Ivaldo. O exercício pode ser feito com diferentes pesos e é aconselhável para homens e mulheres.

2. Remada  (com os braços abertos, você puxa a barra em direção ao peitoral). "A remada, além de manter a postura na posição ideal, fortalece os ombros para que fiquem sempre alinhados com a cervical", afirma o personal. "Ele também previne que os ombros se desloquem para frente ao se manter a postura normal."

3. Puxada na roldana alta, com mãos em supinaçao (parecido com a puxada frontal, mas aqui os braços ficam posicionados na beirada da barra). "O exercício ajuda a aumentar a musculatura dorsal e mantém os músculos dorsais alongados devido aos movimentos, uma ótima opção para quem deseja manter a postura ideal", explica o especialista do MinhaVida.

4. Abdominal 90 graus (deitado de costas, você forma um ângulo de 90 graus entre as coxas e o tronco. Subindo o tronco, você tenta encosta o peito nos joelhos). O exercício fortalece o abdômen, prevenindo lesões na região da lombar e auxiliando no esforço de suportar o peso do tórax.

5. Hiperextensão lombar em banco (com o corpo apoiado, até o limite do umbigo, numa base inclinada, você inclina o corpo e volta à posição origina). Este exercício fortalece, justamente, a região lombar, normalmente uma das mais prejudicadas com as dores. Mas, é preciso cuidado na hora de executá-lo. "O ideal é contar com a supervisão de um instrutor, já que a execução errada pode causar sérios riscos de lesões", alerta Ivaldo Larentis. 


6. Alongamento: o personal explica que, para garantir resultados, é preciso se preocupar com o alongamento. Ele também é responsável por garantir que a coluna vertebral fique alinhada, sem proporcionar dores e garantindo uma postura invejável. "Para finalizar todos esses exercícios é ideal terminar a série com um bom alongamento. Comece deitando de barriga para cima sobre a bola de alongamento e estique o corpo, no seu limite. Depois, segurando em uma barra alta. Pendure-se sem deixar que os pés toquem o chão. Esses alongamentos ajudam a melhorar a circulação e a mobilidade dos movimentos requeridos pela coluna vertebral", finaliza.

Quanto nome complicado!
Se você ficou confuso com os nomes dos exercícios, não se preocupe. Todos eles são bastante conhecidos do seu professor de ginástica. Leve a lista para ele e ofereça a série como sugestão na melhora da sua postura, pedindo indicações para as cargas. O ideal para treinos voltados à melhora de postura é contar com acompanhamento profissional, pois o risco de lesões é muito alto.

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time