Ergonomia


Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e o seu ambiente de trabalho, procurando adaptar as condições de trabalho às características do ser humano (Couto, 1995), resultando no princípio mais importante da ergonomia: adaptar o trabalho ao homem (Grandjean, 1980).
As atividades que exigem movimentos repetitivos, força excessiva, posturas estáticas ou inadequadas, digitação por tempo prolongado, entre outras, podem levar a dores musculares. Esses tipos de atividades sem alternância, pausas para descanso e/ou mudanças de postura podem ser prejudiciais. É possível trabalhar com maior segurança e conforto adotando-se algumas medidas simples, baseadas em exercícios de alongamento e de relaxamento muscular, que ajudam também a diminuir o estresse, a fadiga, corrigir a postura e reduzir as chances de lesões osteomusculares.

Alguns exercícios de alongamento:
Ergonomia
Esses exercícios devem ser executados durante as pausas, que devem ocorrer a cada 50 minutos trabalhados, lentamente, de forma a não sentir dor, respirando calma e regularmente durante os exercícios. No caso de sentir formigamento, fraqueza, cansaço ou desconforto deve-se procurar o Médico para melhor avaliação.
Postura correta para trabalhar na frente do computador:
a) Mantenha os olhos no mesmo nível da parte superior da tela do monitor;
b) Mantenha o monitor a uma distância de aproximadamente 50 cm dos seus olhos;
c) Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira;
d) Os cotovelos, próximos ao corpo, devem fazer um ângulo de 90º; os punhos devem permanecer retos e apoiados sobre a mesa de trabalho;
e) Caso a mesa de trabalho não permita o apoio dos punhos, utilizar cadeira com braços reguláveis, posicionados na mesma altura da mesa de trabalho;
f) Mantenha os pés apoiados no chão ou em apoio próprio, um ao lado do outro;
g) O monitor deve ficar perpendicular às janelas, evitando reflexos na tela ou ofuscamento;
h) Não trabalhe com rotação ou torção do tronco, ficando de frente para o monitor;
i) Faça pausas de 10 minutos a cada 50 minutos de digitação contínua.


FONTE: Ache.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time