Técnicas de Relaxamento



Relaxamento - Relaxação - Diminuição do vigor muscular com diminuição da tensão mental. (Dicionário Aurélio).
Quando estamos tensos, nosso corpo sofre e os nossos órgãos de choque são os primeiros a ser atingidos. Nossos órgãos de choque são os mais sensíveis. Certas pessoas quando estão nervosas sentem dor de estômago, outras palpitações e dores de cabeça. Sintomas que podem ser evitados ou amenizados se administrarmos o nosso estress.
Como se diz em nosso adágio popular: "Quando a cabeça não pensa, nosso corpo padece!"

Você já se observou? Age como um autômato ou como uma pessoa livre?

Quando recebemos uma notícia ruim ou alegre aumenta a adrenalina em nosso organismo. Ele fica sob estress, até que a situação se normalize ou nosso organismo se adapte às novas emoções. Quando ficamos nervosos ou estressados, nossa respiração acelera. Já percebeu?

Vivemos sob intenso estress. Como relaxar diante de tanta pressão? O que faz mal ao nosso organismo é o estress persistente. Como se o organismo vivesse em estado de alerta ou como se fosse um carro em alta velocidade o tempo todo. Isso exige maior consumo de energia e sobrecarrega a mente e o organismo.

As técnicas de Relaxamento relaxam os músculos e aquietam a mente. Por que sentimos tanta dificuldade em relaxar o corpo e mente? Sentimos muita necessidade de controle. A sensação de ter o poder sobre coisas e pessoas nos dá uma falsa sensação de segurança. Atualmente, o enfoque é a atenção. Você precisa estar sempre atento, desperto, motivado, acelerado. Senão, o tempo passa. Ou então, perde as oportunidades. Está sempre correndo atrás de alguma coisa ou objetivo.

A motivação nos dá energia para seguir em frente. No entanto, nada é seguro e nem sempre detemos o controle dos acontecimentos. Relaxar é desapêgo, deixar fluir. Assim, como o rio segue o curso, adaptando-se aos obstáculos e às pedras.

Algumas pessoas conseguem ou pensam que conseguem relaxar o corpo, mas não a mente. Queixam-se de que seus pensamentos são acelerados demais. Confusos demais. E, quando se deitam para dormir, ele vêm como uma enxurrada. Puro lixo mental recebido de todas as informações que lemos, vemos ou sentimos na: mídia, internet, pessoas, notícias, etc.

"É impossível parar de pensar!"- você pode concluir. Você pode controlar o ritmo dos seus pensamentos. Você pode esvaziar a sua mente até que ela fique vazia dos pensamentos. Como? Através da respiração e da concentração.

Tente esvaziar a mente de pensamentos intrusos 5 minutos diários. Deite-se num local reservado e preste atenção em sua respiração. À medida que for relaxando sentirá que sua respiração ficará mais calma. Aí, seja apenas um mero espectador dos seus pensamentos. Não tente refrear seus pensamentos. Aos poucos, o ritmo das ondas de pensamento se acalmam. A mente se esvazia e se acalma. Este é o início do relaxamento. Persevere até conseguir.

A palavra mágica é: "deixar fluir", "soltar-se" "entregar-se". Desapêgo, liberdade, entrega ao nosso Poder Superior ( Deus). Se você tem muita dificuldade para relaxar tente o seguinte: tome um banho morno antes de dormir, não vá para cama quando estiver sem sono, evite café em excesso durante o dia e principalmente à noite. Se você estiver deprimido poderá ter muita dificuldade em controlar seus pensamentos e o ritmo da sua mente. Nesta fase, procure apenas ouvir música agradável, enquanto se deita num local confortável. Quando vierem muitos pensamentos pessimistas , substitua-os. Se tiver dificuldade em substituí-los mentalize as palavras : saúde, paz, otimismo, força. Com o progresso do seu tratamento psicológico, os pensamentos negativos serão totalmente eliminados.

Persevere e conseguirá resultados muito positivos para sua saúde mental, emocional e física.

Sandra Cecília é formada em Psicologia Clínica e já trabalhou com Psicoterapia, Aconselhamento e Técnicas de Relaxamento durante mais de dez anos. Atualmente é taróloga e estudiosa dos oráculos. Ministra palestras sobre auto-ajuda, aconselhamento afetivo e espiritualidade.

FONTE: Spiner.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time