Séries longas ou curtas?

 

Autor: Cristian Marino


É comum os praticantes de musculação terem dúvidas sobre qual a série adequada durante o treinamento. Primeiramente é importante salientar que tudo depende principalmente do objetivo de cada praticante para montagem do treinamento.
Antigamente com poucos estudos na área, os treinos de musculação com objetivo hipertrófico (aumento de massa muscular) eram realizados apenas com séries curtas, seja, 3 séries de 8 repetições, ou 4 séries de 6 repetições, achava-se que apenas séries mais curtas geravam hipertrofia muscular, pelo fato de inserir uma carga (peso) maior durante as séries.
No entanto, estudos recentes têm demonstrado um direcionamento um pouco diferente para montagem de treinamento hipertrófico, um estudo muito interessante realizado em 2010 no Canadá, demonstrou que séries mais longas, por volta de 23 à 24 repetições obteve uma maior sinalização de síntese protéica (aumento de músculo), quando comparados com séries mais curtas, este estudo foi realizado para indivíduos ativos.
Vale ressaltar, que a parte excêntrica do movimento é o momento que acontece a maior quantidade de ruptura da fibra para gerar aumento de músculo, desta forma, parece que séries mais longas contribui com uma maior quantidade de fase excêntrica durante a execução do movimento.


Referência Bibliográfica: Nicholas A. Burd, Daniel W. D. West, Aaron W. Staples, Philip J. Atherton, Jeff M. Baker, et al.(2010) Low-Load High Volume Resistance Exercise Stimulates Muscle Protein Synthesis More Than High-Load Low Volume Resistance Exercise in Young Men. PLoS One. 2010 Aug 9;5(8):e12033.


FONTE: Negociofitness.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time