As Repetições Lentas ou Rápidas?

Uma grande dúvida que parece estar presente em todos os alunos é como cada repetição deve ser executada. Essa dúvida que apesar de parecer simples, é de extrema importância e afeta diretamente o resultado do exercício.
Uma simples repetição pode ser desmembrada em 4 fases:
A fase que se permanece com a musculatura alongada.
musculatura alongada
A fase que se vence a força exercida pelo peso (concêntrica).
fase concêntrica
A fase isométrica.

A fase excêntrica, onde se deixa a resistência vencer.
fase excentrica
Mas tudo isso não explica como deve ser feito uma repetição.
A fase concêntrica deve ser feita de maneira explosiva, ou seja, o mais rápido possível. Isso ativa as fibras musculares “rápidas” que são as que têm maior potencial para crescer, além de estimular as “lentas” e “médias”.
As contrações Isométricas são as que conseguem estimular a maior % de fibras. Ou seja, fazer um segundo de contração isométrica no final da repetição.
A fase excêntrica deve ser controlada, algo em torno de 1-2segundos. A fase excêntrica do movimento já utiliza preferencialmente as fibras rápidas. Além de causar maior “dano” muscular, pela ação “contraria” ao movimento natural das fibras musculares.
A fase de alongamento pode ser utilizada de 2 maneiras diferentes. Se utilizando da potencialização do alongamento-contração, ou seja, não pausando no final do movimento, trocando rapidamente da excêntrica para a concêntrica. Ou de maneira a anular esse fenômeno, pausando por cerca de 2-3 segundos nessa posição.
Com isso concluímos que cada repetição tem a sua importância na estimulação da musculatura e por ser a menor unidade do treinamento deve se ter um cuidado especial com ela.
Repetições mais lentas podem ser utilizadas, visando outros aspectos, como recuperação muscular por exemplo. Além de que sobre fadiga ou com cargas muito elevadas, não será possível executar uma concêntrica explosiva. Mas o importante é o Intuito de acelerar a cada repetição!

DE: Ricardo Wesley
Ricardo Wesley Alberca Custódio é um profissional licenciado/bacharel em educação física, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício na Universidade Federal de São Paulo e atualmente personal trainer na academia Unica.


FONTE: Ganharpeso.info
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com
83 98730 5644 (só mensagem).

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Our Team Memebers