SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ RESPIRANDO CORRETAMENTE DURANTE A CORRIDA?


Anne Kaline Duarte de Aguiar
Assessoria Desportiva e Qualidade de vida
Personal Trainer
Cref 002572 - G/PB


Sabemos que a corrida é uma atividade aeróbia bastante exigente, na qual envolve o metabolismo do oxigênio como principal fonte de energia. Então vem a grande questão na maneira como você respira enquanto corre, isso determina seu consumo de calorias e o rendimento de seu treino. Durante atividade física aeróbia de intensidade forte, a prioridade é suprir a necessidade maior de ar, por isso não tente ficar de boca fechada, vá combinando inspirações pela boca e pelo nariz, de acordo com a necessidade do seu corpo.
Algumas dicas:
Olhe para seu abdômen e para seu peito e veja qual dos dois que estufa primeira? Se for o abdômen, perfeito, ao contrário, acalme-se e tente corrigir, pois sua respiração realizada pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia-a-dia, tente se observar.
Quando sua respiração está correta faz o seguinte caminho: inicia-se pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, chega ao tórax, para corrigir a melhor opção é praticá-la, pois é a melhor receita contra a famosa dor de lado (aquela dor que nos incomoda durante a corrida ou durante uma aula de jump), isso se dar porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração e quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, assim  gerando um espasmo , que  significa uma espécie de cãibra na qual ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.
Infle seu abdômen na respiração e murche quando expirar, vá soltando  o ar mais lentamente do que inspirou, com isso irá aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio.

 Como todos já sabem o esporte aumenta nosso metabolismo, conseqüentemente a queima de calorias acontece mais rápida. Por isso fique atento, o consumo maior de energia NÃO se restringe aos minutos de treino, mas durante todo o dia. Alguns defendem que a corrida leve é ideal para perder peso, numa prática com mais de 30 minutos. Nem sempre. O que emagrece mesmo é a continuidade dessa atividade física, com exigência crescente de esforço, pois o aumento do metabolismo, provocado pela atividade física, faz com que nosso organismo continue acelerado por alguma horas subsequentes, depois do exercício, ou seja, não é só durante a atividade física que há queima de gordura, após também.Com aumento do gasto calórico e uma dieta balanceada, nosso corpo reage queimando as reservas de gordura e por isso as atividades mais longas ou mais intensas têm gasto energético-calórico maior e agradam mais quem busca resultados em pouco tempo, mais atenção: vá com calma, lembrem-se que o exagero de hoje pode significar alguns dias ou semanas  sem treinar, então respeite o seu ritmo,e em caso de dúvida procure orientação a um profissional as aréa. 

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time