Seu coração agradece


Anne Kaline Duarte de Aguiar
Assessoria Desportiva e Qualidade de vida
Personal Trainer
Cref 002572 - G/PB


 Na atualidade garantir um coração saudável, está ligado á movimentar o corpo. Quando fazemos exercícios regularmente, nosso coração trabalha com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. Assim o sangue flui melhor, as artérias, os vasos sanguíneos ficam mais flexíveis e saudáveis e com isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.
A corrida afasta o risco de doenças cardiovasculares, tais como hipertensão e colesterol alto, devido ao condicionamento físico que é proporcionado através da atividade, sendo uma atividade aeróbica, a corrida de longa duração e baixa intensidade condiciona o coração. Após três ou quatro semanas, é possível notar a diferença da corrida no condicionamento físico, inclusive em tarefas do dia-a-dia como sentar e levantar, subir escadas, pois se tornam mais fáceis de executar, conseqüentemente ao afazeres ficam mais prazerosos e menos cansativos. Mais atenção nada de sair por ai correndo sem antes passar pela avaliação de um profissional da área, assim pode evitar alguma lesão.
Caminhar ao ar livre é uma ótima opção para afastar o perigo da hipertensão, aposte nessa atividade. As passadas reduzem a pressão arterial na primeira hora e essa queda se mantém nas 24 horas seguintes após o exercício. Esta conclusão veio de uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. A caminhada é um fator de proteção contra infarto e derrame, pois além de regular os níveis de colesterol no corpo, os nossos vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução, então isso impede que as artérias parem de transportar nosso sangue ou possam entupir.
Variação dos exercícios é o ponto chave, sugiro que a variação da modalidade escolhida seja bem mais eficaz do que a própria manutenção da mesma atividade aeróbica escolhida pelo aluno. Então a variação do treino contínuo e intervalado também tem mostrado ser mais eficaz no aumento do consumo de oxigênio. Por exemplo: se optar fazer corrida duas vezes na semana, uma vez andar de bicicleta, e escolher outra atividade para o final de semana, isso significa que estará variando de atividade assim terá maior beneficio na sua saúde cardiovascular, por tanto seu coração agradece.
Variação do seu treino
Existe dois tipos de treino, de um lado o treino contínuo, como o próprio nome diz, caracteriza-se pela manutenção da freqüência cardíaca em uma mesma intensidade (75% da freqüência cardíaca máxima, por exemplo), seu principal benefício é a dilatação das câmaras cardíacas, algo fundamental para a melhora do rendimento do coração.
De outro lado o treino intervalado no qual beneficia a nossa saúde cardiovascular, pela sua capacidade de fortalecer o músculo cardíaco, assim aumentando a eficiência de bombeamento de sangue pelo coração, caracteriza-se pela variação da freqüência cardíaca, onde tentamos realizar um trabalho em uma intensidade mais alta em determinado tempo, como por exemplo, tentamos correr a quase 95% de nossa freqüência cardíaca máxima por um período de 5 minutos e logo em seguida fazemos uma recuperação parcial podendo caminhar numa freqüência cardíaca mais baixa.



0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time