A creatina Suplemento para ‘malhação’ também pode melhorar cérebro

 A creatina, substância usada em suplementos alimentares e conhecida por melhorar a performance de atletas, pode também estimular a inteligência, de acordo com um novo estudo.


A creatina  é encontrada naturalmente no tecido muscular e se tornou popular entre praticantes de musculação.
Entretanto, cientistas dizem que ela também tem um papel de manter níveis de energia cerebral e que a substância pode melhorar a capacidade mental.
Pesquisadores da Universidade de Sydney e da Universidade de Macquarie, as duas da Austrália, fizeram um teste oferecendo creatina a 45 voluntários adultos.

Teste usando Creatina


O teste foi feito apenas com vegetarianos, já que a carne é uma fonte de creatina e seria difícil medir o quanto uma pessoa comeu.
Os voluntários foram divididos em dois grupos. Um deles recebeu creatina e outro tomou uma substância neutra por um período de seis semanas.
A habilidade de repetir uma longa seqüência de números foi testada.
Os pesquisadores também aplicaram um teste de QI nos participantes.
Descobriu-se que, pelo menos no curto prazo, os suplementos com creatina tiveram um efeito muito positivo.
“Os dois testes exigem poder de rapidez cerebral e o teste de QI foi concluído sob pressão”, disse Caroline Rae, cientista que liderou o grupo.
“Os resultados foram claros com os dois grupos e em dois cenários. O suplemento com creatina deu um estímulo significante ao poder cerebral.”
Entre o grupo que tomou creatina, a capacidade de memorizar números longos passou de uma média de 7 dígitos para 8,5 dígitos.
Rae acredita que a creatina aumenta a quantidade de energia disponível para o cérebro fazer cálculos, melhorando a habilidade mental como um todo.

Riscos do uso de Creatina


Ainda se sabe pouco sobre os efeitos de longo prazo da creatina.
Há relatos de conseqüências no balanço de açúcar do sangue.
O suplemento também pode causar um odor desagradável na pessoa que o toma.
Não há evidência de que o estímulo mental possa continuar com o passar do tempo, mesmo se os pacientes tomarem a creativa por meses em vez de semanas.
“A suplementação de creatina pode ser usada para quem precisa melhorar a capacidade cerebral a curto prazo, como estudantes universitários”, disse Rae.
O estudo foi publicado na revista científica Proceedings B, da Royal Society britânica.

Visão Esportiva


Atletas e entusiastas do fisiculturismo sabem há tempos que suplementos de creatina auxiliam no desempenho esportivo. A substância também tem sido experimentada com sucesso no tratamento de distúrbios neurológicos ou musculares. “Sabemos que a creatina tem um papel importante na manutenção dos níveis de energia no cérebro. Então, era uma hipótese razoável que uma dieta com a substância pudesse estimular funções cerebrais”, disse Caroline.




0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time