Termogênicos


O QUE SÃO?
Os termogênicos são substâncias que atuam isoladamente ou combinadas, aumentando a temperatura corporal, resultando em efeitos ergogênicos e auxiliando na perda de peso.
São, em geral, formulados por compostos extraídos de plantas como a cafeína presente no café, no guaraná e nos chás, o guaraná, a teobromina do cacau, a capsaícina presente nas pimentas, as catequinas do chá verde e a sinefrina da laranja amarga.
PARA QUE SERVEM?
Essas substâncias podem atuar tanto no sistema nervoso central, estimulando o sistema nervoso simpático, como diretamente no músculo, potencializando a capacidade de contração.
São comumente utilizados para melhora do desempenho físico por aumentar o estado de alerta, protelar a instalação da fadiga, aumentar a liberação de adrenalina, diminuir percepção subjetiva de esforço e potencializar a contração muscular. Também têm a capacidade de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético e facilitando a queima das gorduras para serem utilizadas como fonte de energia, promovendo o emagrecimento.
QUAIS SÃO OS TIPOS?
Os termogênicos apresentam-se em cápsulas, comprimidos ou líquidos. A concentração do princípio ativo varia de fabricante para fabricante. É sempre bom observar qual o termogênico se adéqua melhor ao estilo de vida de cada um.
COMO USAR?
Usar num intervalo entre 15 e 60 minutos antes do início do exercício físico. Com doses de 3 a 6 mg/kg de peso corporal já se observa melhora no desempenho atlético enquanto doses altas (10-15mg/kg de peso corporal) não são recomendadas e podem prejudicar a performance.
EXISTEM EFEITOS COLATERAIS?
A elevação aguda da pressão arterial e frequência cardíaca estão associadas ao uso de termogênicos. A administração de altas doses pode provocar palpitações, insônia, ansiedade, tremores, instabilidade dos membros superiores, dores de cabeça, náuseas e irritabilidade. Não são recomendados para pessoas com problemas psiquiátricos, cardíacos ou hipertensão arterial. Os termogênicos que contenham cafeína não devem ser utilizados por indivíduos que possuam problemas gástricos como gastrites e úlceras.
Podem provocar desidratação, portanto deve-se ter uma atenção especial em relação à ingestão de água ao longo do dia e especialmente durante o exercício.
Texto elaborado pela equipe de Nutrição da SNC – Salvador: Bruno Dias da Costa, Clarice Silva Ribeiro, Evelyn van der Broocke Mello Pompeu, Fernanda Rodrigues Valverde de Morais, Mariana Brandão de Andrade e Thaissa Pinto Seixas Lopes, após a pesquisa de diversos artigos.

FONTE: Sncsalvador.com.br


 

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time