Suplementação


Suplemento alimentar é toda e qualquer substância, que apresenta características de completar a atividade normalmente oferecida pelos alimentos ingeridos diariamente. É, em outros termos, aquilo que se acresce através de produtos nutrientes à alimentação básica. Corredores, jogadores, atletas em geral procuram estes elementos para auxiliar na dieta. Além disso, podem estar presentes em dietas que buscam reduzir peso ou aumentar a massa muscular. Podem ser adquiridas nos estabelecimentos comerciais e muitas vezes até mesmo em sites na própria internet, entre eles a ornitina, creatina, arginina e outros energizantes, protéicos e vitamínicos.
É necessário muito cuidado com aquisição e uso destes elementos, pois podem em vez de complementar a alimentação, prejudicaria a saúde, sendo que cada caso deve ser analisado por um profissional qualificado antes de iniciar a tomada destas substâncias.

O QUE É SUPLEMENTAÇÃO

Como próprio nome diz, suplementação alimentar é algo a mais, que vem complementar alimentação, adiciona, por meio de produtos químicos, os elementos que se encontram reduzidos ou faltantes na alimentação.
O que são nutrientes?
Alguns autores consideram nutrientes somente os produtos energéticos, portanto carboidratos, gorduras e proteínas. De acordo com alguns estudos, são os produtos ou substâncias utilizados para nutrir ou alimentar o organismo, ou seja, são os alimentos e a água.
Classificação dos nutrientes
  • Macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras,
  • Micronutrientes: vitaminas e minerais.
Tipos de suplementos
São muitos os tipos de suplementação, bem como as suas finalidades. Podemos classificar os suplementos em alguns grupos principais, embora muitos não se encaixem em nenhuma das divisões apresentadas a seguir. Temos também, como suplementação, vários programas com kits destinados a muitas finalidades, onde encontramos diversos produtos pertencentes às categorias abaixo relacionadas que, quando usados em conjunto, produzem efeitos específicos, tais como aumento de massa muscular, diminuição de massa gorda, ambos etc.
Energizantes
Como o próprio nome sugere, são suplementos destinados a aumentar o fornecimento de energia, principalmente para uma atividade física, o aumento de energia biodisponível faz com que a performance seja aumentada e prolongada.
Existem muitos suplementos com essa finalidade. Muitos deles são produtos em pó, à base de carboidratos, vitaminas e minerais envolvidos na contração muscular e no equilíbrio hidroeletrolítico do organismo.
Outros suplementos são à base de gorduras de cadeia média (MCT), que são tão rapidamente absorvidas quanto o carboidrato e produzem mais do que o dobro de energia.
Existem vários aminoácidos que também aumentam o suprimento energético durante a atividade física. Muitos deles são aceleradores do metabolismo das gorduras e serão vistos logo adiante na classificação fat burners. Os BCAAs são destinados ao aumento de massa muscular e também o aumento energético, quando tomados em torno de 30 min. antes da atividade física.
Suplementos vitamínicos e minerais
São suplementos à base de vitaminas e minerais, com o objetivo de aumentar e ingesta dos mesmos na nutrição. Existem suplementos de um único micronutriente, como vitamina C, ou combinação de alguns, para finalidades específica, como antioxidantes, antiestresse, e ainda múltiplos vitamínicos e minerais. Suas concentrações variam muito, entre os diversos produtos no mercado existem produtos destinados para a população em geral e outros somente para os atletas. Para terem um bom aproveitamento, precisam dos micronutrientes. Portanto, em linhas gerais, são melhores absorvidos quando utilizados após as refeições. Suas indicações variam muito de acordo com as necessidades individuais.
Reidratantes
Têm uma composição semelhante aos energizantes, porém com uma concentração menor de açucares. Não contém gordura; nem aminoácidos, para que não seja prejudicada a absorção durante a atividade. Finalidade é a reposição da perda bio-eletrolítica que ocorre através do suor, bem como manter um suprimento de energia para o prolongamento da atividade.
Proteicos
São produtos à base de proteína e aminoácidos.
São destinados principalmente ao aumento de força, aumento de massa muscular, aumento do tônus muscular, diminuição de flacidez e recuperação muscular.
Existe uma grande variedade; desses produtos no mercado.
Produtos com todos os aminoácidos:
Finalidade; aumento da massa muscular, força, potência, qualidade de tecidos, inclusive pele e recuperação.
BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada)
Finalidade: ganho adicional do desenvolvimento muscular, quando usados além dos aminoácidos completos. Produzem energia, quando utilizados anteriormente ao treino. Proporcionam uma recuperação muscular mais rápida; diminui o catabolismo, sendo usados com sucesso no tratamento de cancerosos, onde a perda tecidual é acentuada. Pode ser usado de 1 a 4g por dosagem, chegando em atletas a ser usado até 12g ao dia.
Orinitina e Arginina
Existe a sugestão de que poderiam aumentar a liberação do hormônio de crescimento, embora não se tenha comprovado, produzindo os seguintes efeitos: aumentaria a síntese protéica, queima das gorduras e aumentaria o nível de energia.
Existem muitos outros aminoácidos, com aplicações específicas.
Uma formulação de produto que forneça todos os aminoácidos completos aproximar-se-ia da seguinte composição:
Proporção ideal de aminoácidos:I-ácido aspaegico 5,5%, I-isoleucin 9,1%, I-ácido glutâmico 3,4%, I-leucina 15,1%, I-alanina 3,6%, I-lisina 5,4%, I-arginina 2,1%, I-metionina 2,8%, I-asparagina 1,4% , I-prolina 8,7%, I-cistina 0,2%, I-serina 5,7%, I-fenilalanina 2,6%, I-tirosina 1,3%, I-glicina 2,9%, I-treonina 3,6%, I-glutamina 1,4%, I-triptofano 0,7%, I-histidina 1,8%, I-valina 12,7%.
Hipercalóricos
São produtos que combinam carboidratos, gorduras e proteínas, além de vitaminas e minerais, com alta dosagem de calorias. São indicados para fases do treinamento de grande intensidade e volume, com o objetivo de aumento da força muscular e volume muscular. Os hipercalóricos podem ser utilizados também como energizantes.
Metabolizadores de gordura (Fat Burners}
Este é um assunto muito controverso no meio científico, sendo que vários estudos não conseguiram encontrar efeitos adicionais de queima de gordura, nem aumento de desempenho, com estes componentes, embora outros, sim. Existe uma variação muito grande na formulação desses produtos. Muitos aminoácidos (I-carnitina, I-ornitina, I-arginina), lecitina de soja, ervas orientais, cafeína, o mineral cromo, efedrina, sugerem ter a habilidade de aumentar o metabolismo das gorduras. A combinação desses nutrientes, para atingir esses objetivos, e múltipla. Muitos desses produtos possuem diuréticos, para pré-conteste (antes de uma apresentação de fisioculturismo); para definir a musculatura esses produtos surtem um efeito muito maior quando associados a um programa de atividade física.
Produtos à base de fibras
São destinados a favorecer principalmente o funcionamento intestinal e capturar a gordura do trato digestivo, sem oferecer calor.

FONTE: Rotativo.org

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time